ícone whatsapp

Dr Loester deve apresentar nas próximas semanas, juntamente com a Comissão Permanente de Educação, o Programa que cria o Parlamento Jovem Municipal de Campo Grande

29.01.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Ainda no mês Fevereiro/2019, o vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) e a Comissão Permanente de Educação desta Casa de Leis, que é composta pelos vereadores Valdir Gomes (PP) Presidente, André Salineiro (PSDB) Vice – Presidente, Ademir Santana (PDT) Francisco Veterinário (PSB) e Delegado Wellington (PSDB), devem apresentar Projeto de Lei que cria “O Programa Parlamento Jovem Municipal da cidade de Campo Grande”. 

Pela proposta o Programa deve proporcionar aos estudantes, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do poder Legislativo Municipal, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a Casa de Leis do município. Além de conhecer o processo democrático e o exercício direto da cidadania.

Para participar é preciso ser Estudante regularmente matriculado e cursando entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, com idade de 14 a 18 anos. Inicialmente haverá um Concurso de Redação Com o Tema “Campo Grande, e os desafios no Parlamento Municipal” dividido em 3 etapas: A primeira, a sala de aula seleciona a redação que irá representá – la. Depois a direção da Escola Municipal seleciona as duas redações finalistas e as encaminha para Câmara Municipal de Campo Grande, e por ultimo uma Comissão Julgadora da Casa de Leis  avalia , julga e classifica as redações. 

Logo após, 29 estudantes vencedores do processo seletivo farão parte do Primeiro Programa que cria o Parlamento Jovem Municipal de Campo Grande, “Com este Projeto, pretendemos estimular o debate sobre o processo democrático de escolhas dos representantes do Parlamento Municipal, bem como provocar a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva, para consolidação dos valores éticos que constroem e normatizam uma cidade. Com isso, vamos contribuir para o processo de formação de cidadania, incentivando a participação política desses jovens, aproximando diretamente eles do nosso Parlamento. Eles também vão aprender sobre a inter-relação entre as diferentes esferas de governança (Legislativa e Executiva) e o principal: A atuação do vereador para a transformação da realidade local,“ explica.

Segundo o Médico Parlamentar, temas como: Saúde pública, Programa Mais Médicos, Ensino Integral, Escola sem Partido, Aumento da tarifa de ônibus, Impostos, Fiscalização do dinheiro público e corrupção, já foram debatidos ano passado pelo Parlamento Jovem  da Assembléia Legislativa, que já está na sua 6ª edição. “Então, porque não Jovens vereadores aqui nesta Casa de Leis? Este programa deve proporcionar um excelente aprendizado para esses meninos,”  questiona e finaliza Dr Loester.

 

Andrea de Barros 

Assessoria de Imprensa do Vereador