ícone whatsapp

Dr Loester apresenta o Programa que cria o Parlamento Jovem Municipal de Campo Grande

13.12.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Ainda neste mês de dezembro, o vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) deve apresentar Projeto de Lei que cria “O Programa Parlamento Jovem Municipal da cidade de Campo Grande”. Pela proposta o Programa deve proporcionar aos estudantes, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do poder Legislativo Municipal, bem como a estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a casa de leis do município. Além de conhecer o processo democrático e o exercício direto da cidadania.

Para participar é preciso ser Estudante regularmente matriculado e cursando entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, com idade de 14 a 18 anos. Inicialmente haverá um Concurso de Redação Com o Tema “Campo Grande, e os desafios no Parlamento Municipal” dividido em 3 etapas: A primeira, a sala de aula seleciona a redação que irá representá – la. Depois a direção da Escola Municipal seleciona as duas redações finalistas e as encaminha para Câmara Municipal de Campo Grande, e por ultimo uma Comissão Julgadora da Casa de Leis  avalia , julga e classifica as redações. 

Logo após, 29 estudantes vencedores do processo seletivo farão parte do Primeiro Programa que cria o Parlamento Jovem Municipal de Campo Grande, “Com este Projeto, pretendemos estimular o debate sobre o processo democrático de escolhas dos representantes do Parlamento Municipal, bem como provocar a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva, para consolidação dos valores éticos que constroem e normatizam uma cidade. Com isso, vamos contribuir para o processo de formação de cidadania, incentivando a participação política desses jovens, aproximando diretamente eles do nosso Parlamento. Eles também vão aprender sobre a inter-relação entre as diferentes esferas de governança (Legislativa e Executiva) e o principal: A atuação do vereador para a transformação da realidade local,“ explica Dr Loester.

O Médico Parlamentar deve apresentar o Projeto juntamente com a Comissão Permanente de Educação que são composta pelos vereadores Valdir Gomes (PP) Presidente, André Salineiro (PSDB) Vice – Presidente, e os vereadores, Ademir Santana (PDT) Francisco Veterinário (PSB) e Delegado Wellington ( PSDB) . Com a proposta aprovada, o Programa Parlamento Jovem Municipal deve ser realizado no primeiro semestre de 2019. 

“Este programa deve proporcionar um excelente aprendizado para estes meninos. Temas como: Saúde pública, Programa Mais Médicos, Ensino Integral, Escola sem Partido, Aumento da tarifa de ônibus, Impostos, Fiscalização do dinheiro público e corrupção, já foram debatidos este ano pelos Deputados da 6ª edição do Parlamento Jovem  da nossa Assembléia Legislativa, porque não Jovens vereadores aqui nesta Casa de Leis?” questiona e finaliza Dr Loester.