ícone whatsapp

Dr. Lívio trará exemplo de Antônio João para o Seminário Práticas Integrativas e Complementares no SUS

18.02.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Defensor das atividades terapêuticas para auxiliar o tratamento de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Dr. Lívio (PSDB) recebeu uma colaboração importante para o seminário, articulado pelo vereador, que discutirá o tema na Câmara Municipal de Campo Grande (MS), no próximo dia 22. O evento contará com o exemplo do município de Antônio João, no sul do estado, onde a terapia de florais já é oferecida no SUS, desde o ano passado. 

A presidente da Associação dos Terapeutas Florais de Mato Grosso do Sul e coordenadora nacional do Programa de Terapia Floral na Maternidade, Josiane Roque, levou à equipe do Dr. Lívio os detalhes sobre o funcionamento da prática em Antônio João, motivo de reconhecimento nacional. A atividade, implementada por ela, a convite da gestão municipal daquela cidade, fará parte da apresentação de um painel de vivências durante o seminário Práticas Integrativas e Complementares no SUS: estratégias para seguir avançando. A Secretária de Saúde de Antônio João, Patrícia Magalhães, vai falar dos resultados obtidos com a terapia floral nos pacientes do SUS.

Outros cases de sucesso pelo Brasil, como em João Pessoa (PB) que possui três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS), também serão apresentados. “Os exemplos servirão de referência e inspiração para outros municípios como o nosso, onde algumas práticas já são desenvolvidas de forma um pouco tímida ainda, mas não nas unidades básicas de saúde”, disse Dr. Lívio ao se referir às atividades de Biodança e Arteterapia oferecidas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS).

Práticas Integrativas e Complementares

Imagine a possibilidade de um paciente do SUS ter o auxílio de atividades terapêuticas e, através delas, reduzir significativamente o uso de medicamentos alopáticos, além de potencializar os resultados dos tratamentos de saúde? Por meio das chamadas práticas integrativas e complementares isso é possível.

O Ministério da Sáude reconhece 29 práticas integrativas e complementares: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas medicinais – fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de florais, Termalismo social/crenoterapia e Yoga. 

Assessoria de Imprensa do Vereador