ícone whatsapp

Dr. Lívio enfatiza valorização para a psicologia no Brasil

10.09.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

“A Psicologia é uma profissão que não é reconhecida como deveria, pela importância que tem para o nosso país”, ressaltou o vereador Dr. Livio durante a Sessão Solene Medalha Legislativa “Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira”, em comemoração ao Dia do Psicólogo, realizada na noite de ontem (9).

Dr. Lívio, que secretariou a sessão que foi instituída na Casa de Leis por meio da Lei n. 5.218/13 e Resoluções n. 1.232/16 e n. 1.233/16, com objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados pela categoria à população campo-grandense. Para as suas homenageadas disse:

“Sou muito grato e estou muito feliz porque conseguimos homenagear estas pessoas que tanto trazem o bem-estar e cuidam do próximo por meio da psicologia e de ações sociais. São pessoas inestimáveis: Virna de Oliveira Leite, Heloisa Bruna Grubits, Eveli Freire de Vasconcelos e Zeula Bauermeister de Araújo. Podem ter certeza que o muito obrigado é de toda Campo Grande.”

Veja abaixo um pouco sobre as homenageadas:

Virna de Oliveira Leite (Psicóloga há 20 anos , pós graduada em Psicologia Forense Jurídica, Pós graduanda em Terapia Sustêmica das análises comportamentais;  Formação em Constelação Familiar e Pedagogia Sitêmica segundo Bert Hellinger, cursando formação Biodecodificação. Instrutora de inglês técnico no curo de Piloto e Mecânico de aeronaves,atendimentos clínicos “pro bono” para famílias com baixa renda.)

Heloisa Bruna Grubits (Graduada em Psicologia – Formação de Psicólogo e Psicologia Licenciatura Plena, ambas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialista em Sóciopsicomotricidade Ramain Thiers, pelo CESIR; Especialista em Equitação, pela Escola de Equitação de Exército (EsEqEx); Mestre em Psicologia, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Doutora em Ciências Biomédicas, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Pós-doutora em desenvolvimento humano e bem estar social pelo Centro de Investigación en Alimentación y Desarrollo, A.C. (CIAD). Atualmente é professora titular da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Coordenadora do Programa de Equoterapia (PROEQUO-UCDB). Ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e na pós-graduação (mestrado e doutorado) em Psicologia, na qual também é orientadora e pesquisadora. Faz parte do corpo docente do curso avançado em Equoterapia da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) e da Especialização em Equoterapia da universidade de Brasília (UNB). É líder do grupo de pesquisa CNPQ “Equoterapia: teoria e técnica”. Parceira de revistas e congressos nacionais e internacionais. Atua e desenvolve pesquisas nos seguintes campos: Psicologia da Saúde, Saúde Mental, Bem estar Subjetivo e Qualidade de Vida de Estudantes, Equoterapia e Esporte Paraequestre, Relação interespécies, Terapia mediada por cães e gatos, inserção de cães nas práticas pedagógicas dos cursos de graduação em Psicologia.)

Eveli Freire de Vasconcelos é doutora em Psicologia, Coordenadora dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Avaliação e Perícia Psicológica e de Saúde Mental com ênfase em Humanidades médicas da Universidade Católica Dom Bosco. Avaliadorora ad hoc para e Autorização e Reconhecimentos de Cursos representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP/MEC. E representante da SBPOT – Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Zeula Bauermeister de Araújo – graduada em história e psicologia e capelania hospitalar. tem especializações em dependência química e saúde mental Há 15 anos elabora um trabalho gratuito abordando depressão, ansiedade perdas e outros temas. Aos sábados trabalha com mais crianças há mais de 20 anos com orientação aos pais e familiares. Também se dedica aos animais e diversas áreas sociais. Ela é de dezembro de 1944. Tem quatro filhos e quatro netos. Suas duas filhas também são psicólogas.

 

Rafael Belo

Assessoria de Impressa do Vereador