ícone whatsapp

Dr. Lívio enfatiza importância da vacinação em mais uma campanha contra o sarampo

20.02.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

A favor da vacinação, o vereador Dr. Lívio (PSDB) reforça o alerta para a campanha de imunização contra o sarampo, que mais uma vez volta a ser realizada em todo o país. A doença, que já estava erradicada do Brasil até 2018, voltou de forma preocupante. “Não imunizar uma criança é um ato de negligência. Afinal, os pais são os responsáveis pelos filhos”, disse Dr. Lívio.

A primeira etapa da vacinação nacional contra o sarampo ocorreu em outubro de 2019. Teve como público alvo, em uma primeira etapa, crianças menores de cinco anos. A segunda etapa aconteceu em novembro, para pessoas entre 20 e 29 anos. Este ano, a campanha começou no dia 13 de fevereiro e vai até 13 de março, para quem tem de cinco a 19 anos; e continuará em agosto para pessoas entre 30 e 59 anos.

Como nesta época de carnaval a circulação de turistas vindos de outros estados e países é intensa, a orientação é prevenção. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas, para essa etapa da campanha, 160 mil doses. O estado teve até agora dois casos confirmados de sarampo.

“É uma doença muito contagiosa, causada por um vírus, de fácil transmissão. Pode ser transmitida pela fala, tosse e pelo espirro”, alertou Dr. Lívio ao reforçar que os pais devem levar os filhos, que ainda não foram imunizados com as duas doses, até as unidades de saúde.

Sintomas

•febre acompanhada de tosse;

•irritação nos olhos;

•nariz escorrendo ou entupido;

•mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Para quem quiser mais informações sobre a campanha de vacinação contra o sarampo e outras doenças, os contatos da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde são:

TELEFONE:  2020-1590

E-MAIL: [email protected]

 

Assessoria de Imprensa do Vereador