ícone whatsapp

Dr. Lívio apoia fortalecimento das PICS como complemento à medicina tradicional

31.05.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Em dois eventos distintos, o vereador Dr. Lívio (PSDB), que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande (MS), reforçou o apoio ao fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). “Embora algumas práticas já sejam regulamentadas em alguns municípios, existem várias outras que ainda não são. Mas isso vai ser um processo natural à medida que forem cada vez mais comprovadas suas eficácias”, disse o vereador lembrando que o Ministério da Saúde reconhece atualmente 29 práticas.

A discussão em torno do assunto reuniu políticos, terapeutas e profissionais da área da saúde em Brasília no dia 29 de maio. Na ocasião foi reinstalada a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Como médico e também representante da Associação Brasileira de Homeopatia, Dr. Lívio frisou a importância de não haver distinção entre quem é médico e quem é terapeuta. “As práticas complementam a medicina tradicional, trazem um bem-estar mais integral para os pacientes e representam menos custos para a pasta da saúde”, afirmou Dr. Lívio ao falar do exemplo do município de Antônio João (MS) que reduziu os gastos em cerca de 40% com o auxílio da terapia floral no SUS.

Ainda em Brasília, Dr. Lívio, juntamente com as diretoras do Núcleo de Implementação Estratégica para as PICS em Mato Grosso do Sul, Joseanne Roque e Mônica Zimpel, esteve com a deputada federal Rose Modesto (PSDB) que se mostrou interessada na causa. “Os deputados (federais) têm condições de articular junto ao Ministério da Saúde para que as PICS possam ser fortalecidas e para que profissionais sejam formados e capacitados para exercerem seus ofícios”.

Em Campo Grande, o vereador participou da abertura do 3º Meeting Nacional de Farmácia Clínica, evento que reuniu profissionais de diversas partes do país. Paralelo ao evento foi realizado o I Simpósio Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. Mais uma vez Dr. Lívio reiterou o compromisso com a implantação das PICS no Sistema Único de Saúde. “Para que todos nós juntos, médicos e terapeutas, possamos buscar o melhor atendimento à população”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador