ícone whatsapp

Dr. Lívio apoia discussão sobre acessibilidade na Câmara e no Plano Diretor

13.08.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Por intermediação do vereador Dr. Lívio (PSDB), representantes dos deficientes físicos de Mato Grosso do Sul foram recebidos no gabinete do presidente da Câmara Municipal para tratar de acessibilidade no Plano Diretor de Campo Grande. Após várias conversas com o vereador, os cadeirantes Mirella Tosta, Gonçalo Mecchi e João Faria puderam levar suas solicitações diretamente ao presidente da Casa, Professor João Rocha.

A reivindicação é que seja incluído no Plano Diretor, que deve ser votado até o final deste mês pelos vereadores, políticas públicas voltadas para a qualidade de vida dos deficientes físicos conforme a legislação brasileira. “Notou-se no Plano a ausência do termo acessibilidade e a necessidade de um diagnóstico atualizado e técnico para implantar medidas que vão nortear o desenvolvimento da cidade para daqui a 20, 30 anos de forma inclusiva. Todos precisam ser contemplados”, disse o vereador.

A reunião com a Comissão de Acessibilidade da Câmara serviu para entregar um documento oficial solicitando o reordenamento do texto legal da Minuta de Projeto do Plano Diretor e também sensibilizar a presidência para algumas mudanças no próprio prédio da Casa de Leis. Segundo a presidente da Associação de Mulheres com Deficiência de Campo Grande, Mirella Tosta, existem detalhes que precisam ser mudados como facilitar o estacionamento para os cadeirantes, readequar a inclinação das rampas de acesso de acordo com a Norma de acessibilidade (NBR 9050). Ela explicou que, pela norma, o declive deve ser igual ou superior a 5%. (http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5bfield_generico_imagens-filefield-description%5d_24.pdf)

Os participantes saíram confiantes da reunião. “O presidente acolheu as sugestões apresentadas por eles e se comprometeu em chamar os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra no prédio da Câmara para ver quais ajustes poderão ser feitos já que se trata de uma reforma e não de uma construção. Quanto ao Plano, a ideia é apresentá-lo a eles ao final do relatório da Comissão de Constituição e Justiça”, finalizou Dr. Lívio.

 

Flavia Leimgruber
Assessoria de Imprensa do Vereador