ícone whatsapp

Dr. Cury reforça medidas preventivas contra o novo coronavírus

23.04.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

Médico há 45 anos, o vereador Dr. Cury (DEM) tem reforçado diariamente as medidas preventivas que a população Campo-grandense deve adotar contra o coronavírus.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

No mundo, são confirmados 2.637.314 casos, sendo 183.559 óbitos e 715.191 recuperados. A cidade de Campo Grande tem 96 casos confirmados e 2 óbitos.

Médico pediatra e médico perito judicial, Dr. Cury tem alertado os cidadãos e passando as recomendações de prevenção contra a Covid-19. “Ainda estamos aprendendo muita coisa sobre a Covid-19, por ser tratar de uma doença recente, a cada momento novas descobertas estão sendo feitas. Por isso, as orientações são valiosíssimas. Campo Grande deu um importante passo na luta contra o coronavírus ao iniciar com antecedência o isolamento social, as medidas preventivas e os cuidados necessários. As recomendações precisam ser obedecidas por toda população, para assim, conseguirmos vencer essa pandemia”, ressaltou o parlamentar.

Dr. Cury reforça que a responsabilidade individual é para o bem coletivo e que cada atitude, certa ou errada, reflete em toda comunidade.

Na Câmara Municipal de Campo Grande, o parlamentar tem trabalhado incansavelmente pela saúde mental da população, tendo discutido o tema diversas vezes, por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, a qual criou. Neste momento de pandemia, Cury alerta sobre os cuidados necessários com a saúde mental.

“É importantíssimo o cuidado com a nossa saúde mental durante esse período. A Covid-19 é algo novo para todo mundo e é normal estarmos assustados. Acalmem-se. Se cuidem. Sua fé em Deus neste momento é muito importante. Vamos orar! Estamos passando por uma situação difícil, mas iremos vencer. Vamos cuidar da vida de todos!”, pediu.

A Capital já tem transmissão comunitária da Covid-19. Deste modo, por meio de decreto, foi recomendado pela prefeitura, o uso de máscara para qualquer pessoa quando sair de casa durante o período de emergência do novo coronavírus, sendo sugerida a confecção de máscaras de pano, nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

O secretário de Municipal de Saúde, José Mauro, reforça que as máscaras cirúrgicas e as N95, já em falta, devem ser exclusivas de profissionais de saúde, pacientes com Covid-19 e quem cuida de pacientes.

Prevenção Covid-19

– Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

– Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

– Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

– Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

– Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

– Evite circulação desnecessária nas ruas. Se puder, fique em casa.

– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

– Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

– Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência. 

*Com informações Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Campo Grande.