ícone whatsapp

Dr. Cury prestigia reinauguração do banco de olhos da Santa Casa de Campo Grande

10.04.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Cury

Retirar, processar e distribuir tecidos oculares humanos, proporcionando aos receptores transplantados uma nova perspectiva de vida. Essa é a missão do Banco de Olhos “Anjos da Visão”, do Hospital Santa Casa de Campo Grande, reinaugurado na manhã desta quarta-feira (10).

Com quase 13 anos de existência, o banco de Tecido Ocular de Mato Grosso do Sul é o único reconhecido nacionalmente como referência na qualidade dos tecidos ofertados dentro do maior hospital do Estado. O banco oferta córneas para vários estados do Brasil e, em 2016, conseguiu zerar a fila de espera de transplantes de córneas.

Ao lado presidente do hospital, Dr. Esacheu Nascimento, e da diretora do Banco de Olhos, Drª Cristiane Santos Bernardes, o vereador Dr. Cury (SD), conheceu as novas dependências do banco de olhos, agora instalado em novo espaço, mais amplo e moderno.

Para o vereador, a reinauguração do espaço representa ganho para toda a população. “A reinauguração do banco de olhos Anjos da Visão é, sem dúvida, um ganho não só para a população de Campo Grande, mas de todo o País, visto que são ofertadas córneas para vários estados brasileiros. Essa é uma iniciativa louvável!”, comentou durante a solenidade de entrega do espaço.

Além do vereador Dr. Cury, participaram da solenidade, vereadores, deputados estaduais e federais, além de autoridades locais.

Quem pode ser doador de córneas?

O potencial doador de córnea deve manifestar o interesse e informar a família. Após a morte, por parada cardíaca ou morte encefálica, os familiares devem comunicar o médico responsável para que sejam tomados os procedimentos necessários.

O doador deve ter idade entre dois e 80 anos e a retirada da córnea deve ser feita em até seis horas. Outros fatores podem fazer com que o prazo de retirada seja maior, podendo chegar até 24 horas.

Assessoria de Imprensa do vereador 

Fotos Miguel Palácios