ícone whatsapp

Doação de área para implantação de sede da Fiocruz na Capital marca Simpósio “Inovação em Saúde”

30.06.2017 · 12:00 · Eventos

A Câmara Municipal de Campo Grande, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), promove nesta sexta-feira (30) na sede da Casa de Leis, no Plenário Oliva Enciso, o Simpósio “Inovação em Saúde”. O evento tem como objetivo explicar as linhas de atuação da Fiocruz em Mato Grosso do Sul e a importância da consolidação no Estado de uma das maiores Instituições de pesquisa e ensino em saúde pública do Brasil.

A abertura do evento foi marcada pela assinatura do Termo referente à Lei nº 5.810/17 do Executivo Municipal, aprovada na Câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito, que autoriza o Poder Executivo Municipal desafetar área de domínio público e doar à Fiocruz área que será destinada para a implantação de unidade técnica e científica da Fundação, no Bairro Parati. 

Participaram da assinatura do Termo o prefeito Municipal de Campo Grande, Marquinhos Trad, a presidente da Fiocruz, dr. Nisía Trindade, a diretora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, dr. Jislaine Guilhermino e o 1° secretário da Casa de Leis, vereador Carlão. 

A presidente da Fiocruz, dr. Nísia Trindade, falou sobre a importância do Termo assinado que destina a doação de terreno para a implantação de uma unidade técnica e científica da Fundação. “Agradeço à prefeitura de Campo Grande pelo Termo que acabamos de assinar, ele é um ato importante não só para Fiocruz de Mato Grosso do Sul, mas eu diria para toda a Fiocruz e para os novos caminhos que temos que trilhar entre as instituições de saúde e nossa população. Queremos continuar esse caminho e parceria considerando a importância dessa relação estreita entre os Poderes da República. Neste momento estamos discutindo o fortalecimento da atuação da Fundação e, para finalizar, quero dizer a importância hoje para Fiocruz de fazer esse movimento, da presença em todo território, trazendo a riqueza das biodiversidades nas repartições de pesquisas e também preenchendo as lacunas existentes na área da saúde”, disse.

De acordo com o Prefeito Marquinho Trad, a Prefeitura Municipal junto com a Câmara Municipal conseguiram dar celeridade ao processo de inovação na cidade de Campo Grande, referente à saúde pública. “Quando assumimos a gestão nos deparamos com algumas dificuldades e com uma administração lenta e encontrei neste recinto da Casa de Leis, na figura dos 29 vereadores, o apoio necessário para colocar em prática o plano de governo que gostaríamos de consumar nesse mandato de quatro anos e, saúde pública, é uma das nossas prioridades. O pedido da Fiocruz da doação de um terreno ficou paralisado durante quatro anos, e quando recebi os representantes da Fiocruz, de imediato, procurei a Câmara que em menos de dez dias conseguiu solucionar todos os impasses para a concretização da doação do terreno para Fiocruz. A inovação começou na prática dando mostra que é possível dar celeridade aqueles que querem inovar, sobretudo inovar em um ponto de extrema importância da nossa cidade que é a saúde pública”, reforçou o prefeito.

 “Hoje é um dia muito especial para a Fundação onde completamos nove anos aqui em Campo Grande e estamos felizes em comemorar esta data junto com nossos parceiros e nossos amigos, esses nove anos são marcados por muitas conquistas. Graça a colaboração de todos vocês nós já vencemos muitos desafios, desejo que hoje seja uma manhã muito produtiva e que ao final tenhamos novas perspectivas, novas parcerias e novos projetos que contribuam para a saúde da nossa população”, ressaltou a diretora da Fiocruz, Jislaine Guilhermino.

Durante o evento, a Friocruz de Mato Grosso do Sul prestou homenagem ao dr. Rivaldo, com a entrega de uma placa em agradecimento pela dedicação, amizade e competência à Fundação.

O 1° secretário da Casa de Leis, vereador Carlão, manifestou sua satisfação em receber o simpósio na Casa do Povo. “É um prazer imenso receber o simpósio aqui na Casa do Povo e ainda mais por assinar neste momento a doação de uma área para Fiocruz, onde a Câmara aprovou o Projeto de Lei de grande importância. Quando se fala em saúde no Brasil temos que falar em Fiocruz. E teria que ser aqui nesta Casa levantada as discussões, aqui é a caixa de ressonância da população, nós estamos de portas abertas e desejo que no final do simpósio resulte mais entendimento para área da saúde. Saúde é um assunto que tem muito o que ser feito, a saúde precisa inovar e isso se dá através de pesquisas e, a Fiocruz, vem fazendo isso há muito tempo pelo Brasil”, parabenizou Carlão.

Já o Deputado Federal Mandetta destacou a importância de alavancar o trabalho realizado pela Fiocruz em Mato Grosso do Sul. “Temos uma questão de drogas e violência nas fronteiras de mato grosso do sul alarmante, temos um desafio enorme nas populações indígenas com índices elevados de mortalidade infantil, temos também uma endemia de tuberculose, nós precisamos muito de uma Fiocruz forte, tenho certeza que daqui iremos desencadear muito conhecimento, falo em nome da Bancada Federal, podem confiar, demandem, solicitem, que a Bancada de Mato Grosso do Sul está pronta para reforçar a Fundação, queremos fazer a nossa Fiocruz andar”.

O Simpósico foi aberto com apresentação da Banda Municipal sob regência do Maestro Ulisses da Conceição.

Palestras

O Simpósio “Inovação na Saúde” contou com as palestras, da presidente da Fiocruz, dra. Nisia Trindade, que expôs a “Saúde e Desenvolvimento Nacional”, do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz (VPPIS), dr. Marco Aurelio Krieger, que explanou sobre “Produção e Inovação em saúde”, do diretor da Fiocruz Ceará, dr. Carlile que explicou o “Apoio estratégico para o desenvolvimento Regional no Ceará e, por fim, da diretora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, dra. Jislaine Guilhermino, que falou sobre “Fiocruz Mato Grosso do Sul: conquistas, oportunidades e desafios”.

 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal