ícone whatsapp

“Depressão não é frescura” Vereador Edu Miranda reforça a importância da campanha do Setembro Amarelo

03.09.2021 · 12:00 · Vereador Edu Miranda

Vereador Edu Miranda como assistente social defende a campanha do setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio em todo Brasil. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Em nove anos, o número de suicídios na Capital teve um aumento de 112%. A maior prevalência das mortes é no sexo masculino e na faixa etária dos 20 a 29 anos, com aumento gradativo em todas as faixas etárias. Campo Grande foi a cidade com maior número de suicídios no Estado: registrou 92 mortes em 2019 e 55 mortes em 2020.

“Não só neste mês, mas durante todo o ano precisamos cuidar de quem está próximo, pois, as pessoas que pretendem cometer suicídio são silenciosas, mas apresentam sinais como depressão e descontentamento com a vida. Quem ama cuida e devemos estar sempre atentos.” Diz o vereador Edu Miranda, e completa “Depressão não é frescura e sim um problema de saúde mental.”

Procurando ajuda?

Para ajudar as pessoas que sentem vontade de tirar a própria vida, o Grupo Amor Vida Arthur Hokama (GAV) vem ajudando vários Sul-mato-grossenses. O grupo é totalmente formado por voluntários e há 20 anos estão prestando serviços humanitários mediante apoio emocional às pessoas em crise. O atendimento é feito via telefone ou, em outros casos presencialmente.

Todos os serviços prestados pela entidade são oferecidos gratuitamente para a comunidade. As ligações podem ser realizadas de segunda a domingo, das 7h às 23h, por meio dos telefones: (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro) e (67) 99973-8682 (Vivo).

LIGUE 188

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Aqui, como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.

Assessoria de Imprensa do Vereador