ícone whatsapp

Delegado Wellington garante projeto que obriga escolas ministrarem treinamento de evacuação em casos de incêndio

04.12.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Por unanimidade, os vereadores de Campo Grande derrubaram o veto total do Executivo ao projeto de lei n° 9.233/19, de autoria do vereador Delegado Wellington (PSDB), que obriga escolas da rede pública e privada de ensino ministrarem treinamento adequado ao corpo docente, aos funcionários e aos alunos, para simulações de evacuação em casos de incêndio.

De acordo com o parlamentar, a sugestão consiste no desenvolvimento de ações preventivas para amenizar e enfrentar as emergências; desastres naturais ou provocados pela ação humana, através da capacitação de alunos e professores, na prevenção de incêndios e primeiros socorros às vítimas de fatalidades. Também pretende o projeto a promoção de adequações nas edificações das instituições de ensino, em conformidade com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiro.

“O projeto tem um único objetivo que é preservar vidas. Além de tudo o projeto tem custo zero, é uma vergonha o veto do executivo neste projeto. Quando o pior acontecer, vão questionar o porquê de a Câmara Municipal não ter se preocupado com medidas de prevenção. Portanto não podemos esperar tragédias acontecerem para tomar providências”, indagou Delegado Wellington, cobrando a derrubada do veto no projeto.

Após sanção e regulamentação do projeto, escolas serão obrigadas a implantar brigada escolar, a fim de promover a conscientização e a capacitação da comunidade escolar. De acordo com a proposta caberá a cada instituição de ensino definir as datas para a realização das simulações, formação e curso do corpo de brigada, de acordo com a Norma Técnica Nº 17/2016, publicada pelo corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

O projeto assinado em conjunto com os vereadores Willian Maksoud (PMN), Odilon de Oliveira (PDT) e Betinho (Republicanos), segue para a sanção do Executivo.

Assessoria de Imprensa do Vereador