ícone whatsapp

Delegado Wellington assina requerimento para proibir cortes de energia elétrica durante a pandemia

05.08.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O corte de energia elétrica por falta de pagamento já está permitido de novo no país. A medida ficou suspensa entre março e 31 de julho, por conta da pandemia do coronavírus. Os cortes estão autorizados a acontecer desde 1º de agosto após resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Durante sessão desta terça-feira (04) o vereador Delegado Wellington (PSDB), assinou um requerimento endereçado ao prefeito de Campo Grande para que a Energisa fosse notificada a não realizar desligamentos por inadimplência na Capital por mais 60 dias devido a redução da economia geral no país causado pelo coronavírus.

“Em julho encaminhamos um ofício à Energisa cobrando explicações sobre o aumento de 6,9% no aumento da energia elétrica no Estado, e como resposta a empresa justificou que o aumento era devido justamente a proibição do corte durante a pandemia. Portanto eles aumentaram a tarifa e agora liberaram o corte? Isso é inadmissível”, questionou o vereador.

As famílias de baixa renda beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, no entanto, ainda não terão o fornecimento interrompido por inadimplência. Além disso, os termos da lei federal que trata do corte de energia elétrica por não pagamento seguem com a proibição de interromper o fornecimento às sextas, aos sábados, domingos, feriados e dias que antecedem feriados.

Além das famílias de baixa renda, outros grupos de consumidores ainda não podem passar pelo corte de energia elétrica.

São eles: consumidores que não estejam recebendo a fatura impressa; os de locais em que não há posto de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras; e os que dependem de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador