ícone whatsapp

Delegado Wellington alerta população sobre novos golpes envolvendo o WhatsApp

28.06.2019 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

O vereador Delegado Wellington (PSDB) fez um alerta para a população nesta quinta-feira (27), sobre um novo golpe envolvendo o aplicativo Whatsapp. De acordo com o parlamentar várias ocorrências vêm sendo registradas em Campo Grande, nas quais os golpistas agem aplicando o mesmo tipo de artifício. 

De acordo com o parlamentar, os criminosos obtêm dados da vítima, por meio de uma conta de telefone interceptada, depois os bandidos adquirem um novo chip e conseguem usar o WhatsApp com o mesmo número e perfil. Com isso, eles se passam pela pessoa, conversa com os contatos da vitima e pede algum tipo de ajuda financeira, alegando precisar fazer um depósito ou transação bancária.

Com o aplicativo instalado em outro aparelho, o usuário original não consegue mais acessar o programa. No entanto, até ele descobrir que aquele problema aparentemente técnico se trata de um golpe, pode ser tarde demais. Além disso, como a maioria possui uma vasta agenda, não é tão simples assim avisar a todos.

Para evitar a ação dos criminosos, Delegado Wellington aconselhou os cidadãos a realizarem um procedimento simples de segurança no próprio aplicativo. “É muito importante que as pessoas saibam que hoje o whatsapp não é somente um aplicativo para trocas de mensagens. Existe uma forma muito fácil de se prevenir contra os golpe de clonagem. Nas configurações do aplicativo existe a opção de ‘autenticação em duas etapas’, com esta configuração o usuário insere uma senha que será exigida no caso de um nova instalação. Assim, além do código enviado via SMS o aplicativo solicitará a senha criada pela própria pessoa”, alertou.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador