ícone whatsapp

Delegado Wellington alerta para golpe do auxílio emergencial divulgado no whatsapp

31.03.2020 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Durante sessão ordinária desta terça-feira (31), o vereador Delegado Wellington (PSDB) fez um alerta à população para golpe do auxílio emergencial do coronavírus. Criminosos estão usando o pagamento do benefício para atrair vítimas.

No golpe, a pessoa recebe uma mensagem via WhatsApp afirmando que ela tem direito ao auxílio, de R$ 600 a R$ 1,2 mil. Para isso, é preciso fazer um agendamento, em um site.

Os golpistas usam até a logomarca do Governo Federal e deixam depoimentos de quem já teria feito o agendamento. Por meio do site, os criminosos conseguem dados das vítimas, podendo abrir contas, fazer compras e contrair vários tipos de dívidas.

“Sempre em meio às dificuldades aparecem os oportunistas, neste momento complicado, em que está sendo discutido a liberação de valores para trabalhadores que não estão conseguindo desempenhar suas funções devido ao coronavírus, começam a se propagar no whatsapp mensagens falsas de cadastramento para ter acesso ao auxílio. Isso é golpe! Banco nenhum entra em contato via whatsapp, nem o governo usa esses meios para liberar recursos. Temos que ficar atento para não cair nessas armadilhas”, alertou Delegado Wellington.

Entenda como se prevenir:

 

-desconfie sempre de links compartilhados em redes sociais

-não compartilhe sem antes saber se são verdadeiros

-cuidados com mensagens de urgência, que possuem prazos limitados para conseguir ofertas, pois a ideia dos golpistas é que a pessoa não tenha tempo de averiguar a veracidade nas páginas oficiais.

-verifique nos sites oficiais ou da forma que puder, com o suposto provedor da oferta

-nunca preencha cadastros formulários ou pesquisas fornecendo seus dados, em links enviados por redes sociais

-não baixe programas piratas para o celular ou computador, porque eles têm maior concentração de vírus

-baixe antivírus para o celular e o computador, e mantenha-os atualizados

Assessoria de Imprensa do Vereador