ícone whatsapp

De autoria do Prof. João Rocha, projetos de combate ao machismo e de formação ética na educação são aprovados

05.12.2019 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Dois projetos de autoria do vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara Municipal, voltados para a educação de base foram aprovados durante a sessão desta quinta-feira (05).

Em segunda discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n. 9.391/19, que estabelece diretrizes para ações voltadas ao combate ao machismo e à promoção da valorização da mulher nas escolas municipais de Campo Grande. 

A proposta foi assinada, também, pelo vereador João César Mattogrosso e prevê a promoção de campanhas educativas com o objetivo de combater a prática do machismo nas escolas, bem como outros atos de agressão, discriminação, intimidação, bullying e violência contra mulheres e meninas.

“O projeto pretende erradicar comportamentos machistas e discriminatórios em relação às mulheres. Muitos jovens crescem vendo seus pais e familiares impondo práticas machistas e acabam tendo uma visão distorcida dessas condutas. Com isso, é necessário que sejam realizadas ações para a promoção da valorização das mulheres, principalmente nas escolas municipais, pois esses princípios devem ser ensinados desde cedo às crianças”, disse Rocha. 

E também foi aprovado o Projeto de Lei n. 9.420/19, com duas emendas, que institui o Projeto Educacional “Saber Direito” na escola, de formação humanitária, ética e cidadã dos alunos da Rede Municipal de Ensino da Capital.

Na prática, a proposta prevê noções de direito e deveres para os alunos da rede de educação básica em aulas periódicas, aulas e palestras sobre direitos humanos e civilidade, debates, leituras e outras atividades que forem importantes para o desenvolvimento.

“Em curto, médio e longo prazo os efeitos de uma educação emancipatória, certamente, contribuirão para a vida em sociedade e para o desenvolvimento da nossa cidade e do País. As crianças e jovens conscientes, com uma formação ética e com noções reais da vida em sociedade, estarão mais preparados para o convívio social em benefício de toda a comunidade”, justificou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa do Vereador