ícone whatsapp

Curso gratuito de produção de picles alegra frequentadoras do Clube de Mães da Apae

06.05.2019 · 12:00 · Vereador Chiquinho Telles

“Todas as mães são especiais, mas as mães e avós que homenageio hoje pelo Dia das Mães, são mais que especiais”. A declaração foi feita pelo vereador Chiquinho Telles (PSD), durante encerramento de mais uma edição do curso de qualificação profissional que ofereceu à comunidade, desta vez em atendimento ao pedido feito pela presidente e coordenadora do “Clube de Mães Cedeg/Apae Professora Oliva Enciso”, Maria de Souza Ferreira e Nora de Souza Bispo, que tomaram conhecimento do projeto social por intermédio das redes sociais.

O curso, realizado nos dias 2 e 3 de maio, qualificou as alunas a produzirem o picles, visando o empoderamento feminino para geração de renda. Ao agradecer a recepção calorosa à família do Clube de Mães da Apae, Chiquinho Telles falou que é gratificante dar oportunidade para as pessoas de adquirir algo que jamais ninguém vai tomar, que é o conhecimento. “O que aprenderam nesse curso, vocês vão tirar proveito durante a vida toda, seja para preparar alimentos de qualidade para sua família, ou para gerar renda”.

O curso, avaliou a Presidente da instituição, “foi muito bem-vindo para todas as nossas mães. O Vereador está chegando agora em nosso Clube de Mães, e queremos que essa parceria continue porque realmente precisamos”.

A coordenadora Nora afirmou que foi uma felicidade para todas as frequentadoras saberem que o Vereador iria atendê-las com a realização do curso. “Aqui são mães, avós e cuidadoras que tiveram a chance de aprender algo que vão poder fabricar em casa e ganhar o seu dinheiro. Por terem filhos com deficiência, elas não têm condições de irem para o mercado de trabalho. Esse curso veio agregar, porque podemos fazer o picles em casa, de olho na panela e em nossos filhos”, disse.

Alegria em aprender

A jovem Camila Paes é moradora do Itanhangá Park, e por não ser frequentadora do Clube de Mães da Apae, lutou muito para fazer o curso. “Fiquei sabendo desse projeto social do Vereador por uma emissora de TV, e desde então tento fazer esse curso. Pedi muito às meninas do Clube de Mães, e consegui”, informou ao acrescentar que “estou desempregada, e esse aprendizado é muito gratificante, podendo se tornar uma fonte de renda para mim”.

Aos 74 anos, a avó Celina Brites Maciel, que é moradora do Caiobá 2, contagiou a todos com sua alegria, não só pela oportunidade de fazer o curso, mas por ter vivido momentos de integração e amizade com as demais alunas. “Eu queria muito aprender a produzir conserva de legumes, agora vou fazer o picles para minha família”.

Já Maria Malaquias de Paula, de 63 anos, mora no Caiobá 1, e se declarou também satisfeita, pois para ela “valeu muito a pena fazer esse curso. Agora, em datas especiais, vou preparar o picles para minha família. Foram dois dias felizes”.

Homenagem às mães

Durante o evento, Chiquinho Telles presenteou as mães e avós com a entrega de lembrancinhas artesanais, produzidas por sua própria equipe, para homenagear o Dia das Mães.

O mimo traz os seguintes dizeres: “Ainda que falasse a língua dos anjos, não conseguiria definir o tamanho do seu amor. Feliz Dia das Mães”.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador