ícone whatsapp

Cultura regional entra na esfera de ação do mandato do vereador Marcos Tabosa

03.02.2021 · 12:00 · Vereador Tabosa

Procurado por artistas regionais de Campo Grande, o vereador Marcos Tabosa (PDT) colocou seu gabinete e toda a estrutura do seu mandato para ajudar os artistas pratas da casa para superar o grave momento em que a categoria vem enfrentando, especialmente diante da Covid-19 que levou o poder público a suspender todo tipo de evento que move a vida artística da cidade, deixando esses trabalhadores do entretenimento em situação muito difícil de sobrevivência. 

Após ouvir as demandas da categoria e as dificuldades que vem enfrentando, o vereador já deu os primeiros passos para minimizar a luta desses artistas, agendando para o dia de hoje, 03 de janeiro, uma reunião com o secretário da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Max Freitas e colher informações sobre os recursos e projetos do poder público municipal destinado para socorrer esses trabalhadores. 

Acompanhado de Rafael Duarte de Menezes, músico e produtor de eventos; Cristiano Roberto Constantino, músico e produtor e Joanecir Franco (João Franco 100% Matuto), músico, apresentador e compositor, o vereador Marcos Tabosa ouviu de Max Freitas o andamento dos projetos e ações que sua pasta vem desenvolvendo para atender a comunidade artística de Campo Grande em tempos de pandemia. 

O secretário de Cultura e Turismo da Capital falou das dificuldades que o segmento enfrenta para ter acesso aos recursos da Lei da Cultura, que destina 1% do orçamento público para esta área; explanou sobre a publicação dos editais que comunica a disponibilização de recursos para os projetos culturais e as ações que deixaram serem executadas em 2020 em função do agravamento da pandemia na cidade. 

O vereador interpelou o secretário Max Freitas se não havia a possibilidade do poder público estender o horário de funcionamento de bares e casas noturnas dos atuais 22h até às 00h, o que traria um alento a esses artistas que vivem da vida noturna, bem como o comércio que atuam nesses horários.  

Max Freitas disse concordar com a proposta do vereador Marcos Tabosa, pois entende que estender o horário em duas horas a mais não mudaria a situação, mas possibilitaria que artistas e comerciantes tivessem um tempo a mais para melhor o caixa de seus empreendimentos, mas que essa decisão envolve outras questões e personalidades de várias áreas da saúde e da Justiça. 

Ao final da reunião com secretário e os artistas regionais, o vereador Marcos Tabosa manifestou sua disposição de encampar todos os esforços do seu mandato para colaborar e apoiar toda ação que vise melhorar a vida dos artistas. Ação como a live que a Sectur vai fazer entre os dias 6 e 20 de fevereiro com artistas pratas da casa. A cada dia um representante de uma categoria artística vai se apresentar e receber um cachê de participação. Existe também a realização do “Quarta Cultural” na Feira Central e Turística de Campo Grande todas as quartas-feiras, com apresentação de artistas de vários estilos musicais. Outras ações já estão sendo organizadas para ajudar a categoria através do poder público.  

Tabosa manifestou também sua intenção de conversar com os demais pares da Casa de Lei para agilizar os projetos que forem enviados visando apreciação e aprovação em curto espaço de tempo para que os artistas regionais de Campo Grande mantenham a esperança de dias melhores e possam continuar manifestando sua arte e alegrando a vida da Cidade Morena. 

 

Palmir Cleverson Franco

Assessoria de Imprensa do Vereador