ícone whatsapp

Crianças com deficiências devem ter atendimento de psicólogos na Escola

03.10.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

“É muito importante cuidar da saúde mental desde cedo ainda mais quando a diferença na nossa sociedade traz uma pressão maior para nossas crianças. Cobre da sua escola para que o Executivo disponibilize um profissional para cuidar da mente dos nossos pequenos”, a fala do vereador Dr. Lívio é direcionada as famílias que utilizam as escolas municipais de Campo Grande.

Nesta Semana Comemorativa ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência se destaca a LEI Nº 6.232/19, com Lívio entre os autores, que institui nas escolas municipais de Campo Grande, a presença de profissionais de psicologia para atendimento das crianças com deficiências. A lei foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) no dia 09 de julho e passou a no dia 09 de setembro.

A lei possibilita a escola oferecer atendimento dos psicólogos no horário de aula que tiverem em seu quadro crianças com deficiência, devendo ser escalado um psicólogo por escola. O objetivo é dar atenção às crianças e adolescentes com deficiência, haja vista necessitarem de tratamento especializado, sendo o psicólogo o profissional indicado para tanto, devendo a ação ser integralizada entre professores, pedagogos, psicólogos contratados e da escola.

A lei ainda prevê que os psicólogos ficarão nas escolas diariamente durante o período das aulas, supervisionando e atendendo as necessidades das crianças e adolescentes. O profissional de psicologia deve: orientar professores e pedagogos; praticar orientação familiar; elaboração de relatório mensal das orientações dadas; supervisão e atendimento das crianças, além do planejamento de práticas preventivas.

Caso não se cumpra esta lei será feita uma notificação para adequação e  abertura de processo administrativo disciplinar para apuração do responsável pelo descumprimento da Lei. Todas as despesas decorrentes da execução dessa Lei correrão por conta da Prefeitura de Campo Grande.

Rafael Belo

 

Assessoria de Impressa do Vereador Dr. Lívio