ícone whatsapp

Criado por lei do vereador Otávio Trad, Centro Municipal de Interpretação de Libras completa um ano com mil atendimentos

06.06.2022 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Em média são realizados 80 atendimentos por mês, segundo levantamento da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos)

O Centro Municipal de Interpretação de Libras, criado pela Lei 6.341/19, do vereador Otávio Trad (PSD), completa um ano de funcionamento em junho de 2022 e já realizou mil atendimentos em Campo Grande, segundo levantamento da SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos).

“É um marco na inclusão em Campo Grande e hoje estou muito feliz em ver que conseguimos preencher um vazio que existia para garantir mais dignidade para a comunidade surda”, afirma o autor da legislação.

Em um mês são realizados, em média, 80 atendimentos e acordo com os dados da Subsecretaria, os intérpretes de Libras atendem em bancos, unidades básicas de saúde, Central do IPTU, Casa da Mulher Brasileira, CEM (Centro de Especialidades Médicas), Conselho Tutelar, Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Centro), Funsat (Fundação Social do Trabalho), supermercados, entre outros.

Para o subsecretário da SHDU, Amadeu Borges, os atendimentos feitos na saúde traduzem a importância de oferecer esse serviço público. “Já ouvimos relatos de pessoas surdas que antes do serviço do CMIL, foram se consultar com médicos e receberam outros diagnósticos e medicação errada por falta dessa comunicação. Hoje com agendamento, um dos nossos intérpretes pode acompanhar nessas consultas”, destaca.

O CMIL – O Centro Municipal de Interpretação de Libras funciona atualmente com três profissionais intérpretes de libras e três tipos de atendimentos: presencial, in loco e eventos. O atendimento presencial é realizado no próprio CMILCG, localizado na Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos.

Já o atendimento in loco presta assistência em audiências judiciais, atendimentos médicos na rede pública de saúde, em entrevista de emprego, em agências públicas e órgãos da Prefeitura.

Os intérpretes também estão disponíveis para ações realizadas por unidades e órgãos municipais, organizações da sociedade civil, associações, instituições e entidades sem fins lucrativos que atuam diretamente no atendimento de pessoas surdas.

O CMILCG está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 2260 (em frente ao Belmar Fidalgo). O funcionamento é de segunda a sexta, das 07:30 às 11h/ 13h às 17:30.

 

Fernanda Palheta 

Assessoria de Imprensa do Vereador