ícone whatsapp

CPI define novas datas para oitivas com diretores da Funesp e IMPCG

24.06.2015 · 12:00 · CPI

A oitiva com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), José Eduardo Amancio da Mota, o Madrugada foi transferida para o dia 29, as 14h.
 
A Funesp comunicou o presidente da CPI das Contas Públicas, vereador Eduardo Romero (PT do B), que por motivos de agenda previamente acertada, junto à Confederação Brasileira de Voleibol precisava reagendar depoimento, solicitação acatada pela CPI.
 
Já no dia 3 de julho, a partir das 14h, quem presta esclarecimentos é a diretora-presidente do Instituto Municipal Previdência de Campo Grande (IMPCG), Lilliam Maria Maksoud Gonçalves. A data anterior era 24 de junho, mas também houve solicitação de mudança por agenda acertada anteriormente à convocação.
 
O presidente da CPI das Contas Públicas, vereador Eduardo Romero (PT do B), explica que Funesp e IMPCG foram definidas como as próximas oitivas porque são pastas diretamente ligadas as áreas de saúde e educação, que são as mais sensíveis no momento na atual administração. Mas vale lembrar que os parlamentares definiram o período entre janeiro de 2011 e abril de 2015 como foco das investigações e já solicitaram uma série de documentos junto às secretarias, autarquias e fundações municipais.
 
A Comissão tem como objetivo investigar se o aumento de 40,34% na folha de pessoal da Prefeitura ocorreu por aumentos salariais praticados pelas gestões anteriores ou devido à nomeação de comissionados por parte do atual prefeito Gilmar Olarte.
 
Além disso, vai investigar quanto da receita de folha de pessoal é destinada aos comissionados nomeados durante a gestão do prefeito, bem como se estão efetivamente trabalhando e se os recursos destinados ao pagamento destes estão atingindo sua finalidade.
Por fim, saber se houve realmente redução na arrecadação do município, principalmente com relação ao ICMS, IPTU, ISS.
 
Já passaram por oitiva os secretários de saúde Jamal Salem; Administração, Wilson do Prado; o diretor-presidente da Funsat, Cícero Ávila, interino de educação Wilson do Prado. Não está descartada a possibilidade de reconvocação, caso os integrantes da CPI encontrem necessidade de mais esclarecimentos, bem como solicitação de mais documentos.
 
Criada no dia 5 de maio, a CPI tem como presidente Eduardo Romero (PT do B), vice-presidente Paulo Pedra (PDT), relator Airton Saraiva (DEM) e como membros Vanderlei Cabeludo (PMDB) e Thaís Helena (PT). Até o momento, mais de 200 mil páginas de documentos passam por análise.
 
Assessoria de Imprensa do Vereador