ícone whatsapp

CPI das Vacinas firma parceria com delegado para troca de informações

10.06.2016 · 12:00 · Reunião

Os vereadores Alex do PT, Engenheiro Edson e Vanderlei Cabeludo, que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Vacinas, reuniram-se na manhã desta sexta-feira (10) com o delegado Fabiano Nagata, responsável pelo inquérito aberto na Polícia Civil para apurar o desaparecimento de vacinas contra a gripe H1N1.

 

A reunião teve como objetivo firmar uma parceria entre a CPI das Vacinas e a Polícia Civil para troca de informações, já que ambas estão investigando o sumiço de 32.381 doses de vacina contra a gripe H1N1 da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, de um total de 195 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao município.

 

De acordo com o delegado Fabiano Nagata, titular da 1ª Delegacia de Polícia, “vamos começar na terça-feira a oitiva de testemunhas com o pessoal da Sesau. Vamos colher todas as informações para apurar se houve o desaparecimento de vacinas e apontar os responsáveis. Registraram um boletim de ocorrência por conta da falta de vacinas e decidimos averiguar já que pessoas estão morrendo e foram prejudicadas pela não vacinação”, afirmou.

 

O presidente da CPI, vereador Alex do PT afirmou que “viemos aqui hoje para tomar pé da situação em que se encontra o possível favorecimento da vacinação em massa no gabinete das autoridades municipais e o delegado nos confirmou que o inquérito foi aberto e terça-feira começa a ouvir os possíveis envolvidos nessa prática criminosa, que é o desvio da vacina para grupos que não são de risco. Viemos compartilhar informações, buscando essa parceria no sentido de apurar com a máxima urgência possível, mas sem precipitação, sem pressa, sem cometer qualquer tipo de imprudência, esse triste fato do desaparecimento de 3 ou 32 mil doses de vacinas. Queremos que, a partir do momento em que for se confirmando, haja esse compartilhamento de informações da Polícia Civil com a CPI”, disse.

 

Segundo o vereador Engenheiro Edson, “criaremos um canal de denúncia para a população, vamos fazer uma triagem, uma checagem e havendo indícios fortes, o delegado vai se colocar à disposição para fazer diligências policiais para apurar e exigir o comparecimento à Polícia das pessoas envolvidas”, afirmou.

 

O vereador Vanderlei Cabeludo destacou que “Não importa se desapareceram 3 ou 30 mil doses, a gravidade é a mesma, porque tem pessoas morrendo com gripe H1N1. Vamos fazer uma investigação ágil, mas sem apavoramento, sempre pautando o trabalho da CPI na legalidade, como foi o trabalho de todas as CPI  da Câmara, até que se descubra a verdade”, disse.

 

Paulline Carrilho

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal