ícone whatsapp

CPI da Homex: Em primeira reunião, vereadores prometem resultados à população

17.10.2013 · 12:00 · CPI

Na primeira reunião de trabalho da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Homex, instaurada na Câmara Municipal para apurar possíveis irregularidades em empreendimentos residenciais da construtora em Campo Grande, os vereadores que conduzem os trabalhos garantem resultados concretos à população. 
 
“Foi um dos maiores calotes da história da cidade. É gente séria, gente boa, que se envolveu com essa empresa. Temos que descobrir porque ela chegou tão rápido e vai embora tão rápido. Temos que apresentar resultados para a população. É inexplicável a situação que se encontra esse empreendimento. Foi um desserviço à população e os moradores ficaram com o prejuízo”, criticou o vereador Carlão, relator da CPI.
 
A Comissão vai apurar indícios de quebra de contrato entre a Homex e os mutuários, prazos não cumpridos, entrega de imóveis, pagamento de fornecedores, de funcionários, além de averiguar se a obra possui condições de continuidade. “Também vamos fiscalizar a qualidade do material usado na construção, investigar outras empresas que tiveram contratos e descobrir porque as obras estão paradas”, enumerou o presidente da CPI, vereador Alceu Bueno.
 
Na noite desta quinta-feira (17), o diretor regional da Caixa Econômica Federal, Ubiratan Rebouças Chaves, o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, representantes de classe, além de mutuários participaram das discussões. O primeiro, aguardado por muitos presentes, explicou a relação da instituição com a construtora mexicana.
 
“A Caixa simplesmente financia os moradores desse projeto. Primeiramente a empresa apresenta o projeto, devidamente com suas licenças. Aprovado, a Caixa faz a análise econômica e financeira de cada morador. Se tem capacidade de assumir empréstimo, ela faz financiamento. Terminado financiamento, começa construir a obra, pois esses imóveis são vendidos na planta”, afirmou, acrescentando que a Caixa está em vias de subcontratar outra empresa para concluir os empreendimentos inacabados. “Em dez ou 15 dias essas obras serão retomadas”, afirmou.
 
O vereador Engenheiro Edson, durante as discussões, lembrou que os parlamentares ainda tentaram uma solução com a mexicana, mas sem sucesso. “Tentamos, antes de instalar a CPI, fazer com que houvesse um entendimento, principalmente junto à Homex. Falamos muito com o superintendente da Caixa, Paulo Antunes Siqueira, e ele disse que as providências foram tomadas. Nós presenciamos isso. Queremos que aquelas pessoas que lutaram a vida toda pelo sonho da casa própria não tenham essa decepção”, disse.
 
Os prejuízos da Homex ainda vão além dos causados aos mutuários. Segundo dados do Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Campo Grande), que enviou representante para a audiência, a mexicana realizou contratações diretas e, com o calote, mais de 100 ações foram parar na Justiça. 
 
A mutuaria Vanderleia Azevedo, que se mudou para um empreendimento da empresa há dois anos, afirmou estar vivendo um “pesadelo”. “Quando começa a chover, você pergunta onde está chovendo mais. A luminária vira uma cascata de água. Aí você começa a mexer nos móveis. A construtora não responde. Vai ao Procon, que chama a construtora, que não comparece. Onde vamos recorrer? Virou um pesadelo”, lamentou.
 
Serviço – A CPI da Homex é composto pelos vereadores Alceu Bueno (presidente), Carlão (vice), Vanderlei Cabeludo, Ayrton de Araújo do PT e Otávio Trad.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal