ícone whatsapp

Convidada pelo vereador Odilon, equipe de aerodesigner da UFMS pede ajuda em projeto para Concurso nacional

09.07.2019 · 12:00 · Vereador Odilon de Oliveira

Convidada pelo vereador Odilon de Oliveira Júnior, a equipe Aero Jaguar da UFMS foi hoje (9) até a Câmara Municipal de Campo Grande para apresentar seu projeto de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), ou mais conhecido como drone. A equipe multidisciplinar vai participar da 21ª Competição SAE Brasil Aerodesign, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de outubro de 2019, mas hoje se encontra em um impasse financeiro para desenvolver a aeronave.

Além disso, os discentes devem enviar um vídeo de voo da aeronave até 17 de setembro, ou seja, precisam estar com o equipamento funcionando para participarem do evento. Segundo a aluna de engenharia de produção e capitã da equipe, Thatiane Medeiros, o projeto auxilia no desenvolvimento profissional dos participantes.

“Com o VANT temos a oportunidade de aplicar o conteúdo dado em sala, incentivando assim a busca de novos conhecimentos. Além é claro, de linkar a UFMS com a responsabilidade social”, revelou.

Além disso, a estudante falou que a equipe em está em fase final do projeto, mas para que ele ocorra precisam de ajuda financeira. “Estamos em fase de compras de materiais, como chapas de balsa, monokote, ferramentas, entre outros itens para a construção da aeronave. Portanto, todo esse material gera um custo, no qual a universidade nem tem disponível”, projetou.

Para o vereador Odilon, toda a sociedade deve parabenizar iniciativas como desses alunos, pois, o país precisa de pesquisa, principalmente na área de tecnologia. “Hoje nós temos uma discussão grande com relação ao monitoramento de nossas fronteiras, mas esse tipo de equipamento e tecnologia poderia ser utilizada para suprir um desses anseios de segurança nacional. Além disso, esses drones podem ser projetados para carregar equipamentos reduzindo assim, o tempo de um destino a outro, e os custos de uma viagem de caminhão, por exemplo”, enfatizou.  

Construir, segundo especificações definidas pela SAE BRASIL, um avião radio controlado capaz de transportar em voo a maior carga possível. Competição nacional ocorre anualmente em São José dos Campos.

Sobre

A Aero Jaguar é uma equipe da competição AeroDesign SAE Brasil, representante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A equipe foi fundada em janeiro de 2019 e tem caminhado com passos largos graças à dedicação desse exemplar da equipe. A meta deles, é atingir o primeiro lugar na competição.

A equipe tem o objetivo de construir aeronave rádio controlada demanda de várias etapas: projeto elétrico, projeto estrutural, aerodinâmica, estabilidade e controle, cargas, aeroelasticidade e desempenho.

Assessoria de Imprensa do Vereador