ícone whatsapp

Conselho de Jovens Empresários destaca ações para conscientizar sobre impacto dos impostos

23.05.2019 · 12:00 · Palavra Livre

O presidente do Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Rafael Rotta, divulgou na Tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira (23), a 13ª edição do Feirão do Imposto, com objetivo de conscientizar sobre o impacto dos impostos no preço final dos produtos. Como forma de mobilização, estabelecimentos vão vender produtos sem a cobrança de tributos no sábado (25).  

“A campanha reforça que Menos é Mais, evidenciando como menos impostos dentro de um sistema tributário mais eficiente gera benefícios”, disse Rafael Rotta. Ele reforçou que, de janeiro a maio, o brasileiro trabalha para pagar impostos. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação  (IBPT), a alta carga tributária consome mais de 40% de tudo que é produzido no Brasil. “68,76% do valor do Smartphone Importado, por exemplo, é imposto”, exemplificou. 

Ele mencionou ainda a burocracia e a alta carga tributária como impeditivos para jovens empresários  investirem. “É função do imposto devolver o que foi recolhido em benefícios, como segurança, saúde e educação. Esperamos a realização de investimentos, mas não há retorno esperado, temos vários problemas a serem resolvidos”, disse Rotta. 

O presidente do Conselho de Jovens Empresários da Associação convidou a população a participar dessa campanha, comprando dos estabelecimentos cadastrados ou verificando como os impostos impactam no seu dia a dia. A ação ocorre em razão do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, comemorado em 25 de maio. 

O vereador Vinicius Siqueira, autor do convite para Rafael Rotta falar na Tribuna, enfatizou que o País clama por mais liberalismo econômico. Defendemos isso e esse liberalismo passa por uma carga tributária menor. Felizmente, a Câmara dos Deputados está discutindo isso. Espero que leve essa discussão para a frente por um país melhor e mais sustentável”, ressaltou. 

Serviço – Quem quiser saber mais sobre o Feirão do Imposto pode acessar o site da Associação Comercial: https://bit.ly/2HyKqsc

 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal