ícone whatsapp

Comitê Emergencial da Comunidade realiza capacitação para ajudar no combate à Covid-19

27.05.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

O Comitê Emergencial da Comunidade (CEC), projeto que reúne lideranças comunitárias da região do Lageado e que conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Campo Grande, UFMS e da Cruz Vermelha, realizou, no último fim de semana, a capacitação de moradores no polo formado no projeto Viver Natural, coordenado pelo Frei Jonas. 

Esses moradores atuarão como sentinelas na região para mapear a situação da Covid-19 e relacionar as necessidades urgentes das famílias, nesse momento em que muitas pessoas foram demitidas ou tiveram seus pagamentos reduzidos. Eles assistiram a uma palestra sobre a transmissão do coronavírus e sobre o uso e manipulação de máscaras. Na ocasião, também foram treinados, pela Cruz Vermelha-MS, para usar o aplicativo ODK, que cadastra as famílias para receberem ajuda do polo.

Frei Jonas, que atua na região há mais de 20 anos, relata que o número de famílias pedindo ajuda de alimentos aumentou muito desde o início da pandemia. “Muitas mães de família perderam seus empregos de diaristas e os homens, de pedreiros e garçons, e o apoio do CEC está nos ajudando a fazer face a essas novas demandas”, disse.

Segundo o vereador Dr. Lívio, presidente da Comissão Especial em apoio ao Combate à      Covid -19, na Câmara Municipal, e que faz parte do CEC, a ideia é montar uma rede, cada vez maior e mais eficiente, na qual essas informações cheguem até o Comitê, que fará o atendimento emergencial e também comunicará as autoridades sobre essas necessidades, a fim de que a ajuda do poder público chegue, de fato, até as pessoas mais vulneráveis.

Comitê Emergencial da Comunidade

O CEC nasceu da necessidade de organizar a comunidade e prepará-la para a chegada da pandemia. O padre Agenor e a Irmã Delair, do Instituto da Misericórdia, que atuam na região da Cidade de Deus, solicitaram uma reunião no dia 24 de abril com lideranças dos bairros adjacentes na qual participaram o vereador Dr. Lívio e o presidente da ONG Reciclando Sorrisos, Wilson Bellincanta, que atua na Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR).

Desde então, o projeto cresceu e se estruturou, passando a abrir novos polos para organizar outras comunidades no enfrentamento à pandemia, como o do projeto Viver Natural. 

O trabalho é realizado em 4 eixos: 

1) Difusão de informações sobre a Covid-19 (modo de transmissão, importância do uso e manipulação correta de máscaras, necessidade do isolamento social, etc); 

2) Arrecadação e distribuição de doações (alimentos, roupas e agasalhos, tecidos, etc); 

3) Produção de máscaras pelas costureiras voluntárias do bairro e posterior distribuição à comunidade; e 

4) Transporte e apoio aos doentes e seus familiares em caso de teste positivo ao coronavírus.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador