ícone whatsapp

Comissão de Saúde se reúne com secretário Ivandro para cobrar vacinação de professores contra H1N1

12.05.2016 · 12:00 · Comissões

Os vereadores Alex do PT e Luiza Ribeiro, membros da Comissão Permanente de Saúde, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (12) com o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca para esclarecer sobre as ações de atendimento e vacinação contra o vírus da gripe H1N1 – Influenza em Campo Grande.
 
O secretário foi convidado pelo vereador Alex para prestar informações sobre o cumprimento da Lei n° 5.225/13, que institui o Programa de vacinação em professores, profissionais de apoio e voluntários que lidam com crianças e adolescentes em instituições de ensino no âmbito do município de Campo Grande e que não está sendo cumprida.
 
De acordo com Ivandro, "o Executivo já abriu processo de licitação para compra das vacinas para os professores, mas desde fevereiro os laboratórios que fornecem as doses estão com o estoque esgotado e sem previsão de reestabelecimento, devido a grande demanda nacionalmente. Por isso ainda não fizemos a vacinação dos professores, porque estamos impossibilitados de comprar as vacinas. As vacinas que temos são disponibilizadas pelo Governo Federal e só podem ser destinadas ao grupo prioritário definido pelo próprio Ministério da Saúde", afirmou o secretário.
 
Sobre a ações de atendimento, Ivandro destacou que está em vigência uma Portaria do Ministério da Saúde de 2011 que trata da estrutura hospitalar para atendimento do setor infectologia, mas que está funcionando apenas no Hospital Universitário. "Só sabemos que está fechado na Santa Casa e no Regional, precisamos saber como está a execução orçamentária desta Portaria. Vamos abrir uma sindicância para apurar possíveis irregularidades. Já montamos um fluxograma de atendimento para pessoas com suspeita de gripe H1N1, para que os profissionais da Rede Municipal de Saúde saibam como proceder na chegada desse paciente à unidade de saúde", disse.
 
O vereador Alex do PT revelou ainda que recebeu denúncias de que o atendimento de infectologia só acontece na Santa Casa de modo particular. "Vamos encaminhar um ofício solicitando informações sobre quantos leitos foram implantados desde 2011 até 2016, após a Portaria. Estamos vendo cada vez mais pessoas morrendo de H1N1, só este ano já foram 13 pessoas e precisamos de mais leitos para esses pacientes infectados pela gripe", disse o vereador.

Assessoria de Imprensa