ícone whatsapp

Comissão de Saúde inicia visitas a unidades de saúde para apurar denúncias e criar a CPI da Saúde

04.04.2013 · 12:00 · Comissões

A partir desta segunda-feira (8), a Comissão Permanente de Saúde, composta pelos vereadores Paulo Siufi (presidente), Dr. Jamal (vice), Elizeu Dionízio, Coringa e Grazielle Machado inicia uma série de visitas às unidades de saúde de Campo Grande, para apurar possíveis irregularidades e averiguar denúncias encaminhadas pela população aos parlamentares.

 
O objetivo das visitas será reunir subsídios para a abertura de uma ampla CPI da Saúde, que investigará todas as unidades de saúde do município. De acordo com o vereador Elizeu Dionízio, “queremos investigar todos os postos, hospitais e unidades de saúde. Onde houver recurso municipal investido nós vamos investigar e fiscalizar, para que possamos melhorar a qualidade do atendimento de saúde em Campo Grande”, afirmou.
 
Segundo o vereador Paulo Siufi, presidente da Comissão de Saúde, “vários vereadores têm recebido denúncias sobre a falta e desvio de medicamentos, dentre outras irregularidades. Vamos reunir todas essas denúncias e ir ao local ver com nossos próprios olhos o que está acontecendo, para que possamos remeter o caso ao Ministério Público, caso as denúncias se confirmem”, disse o parlamentar.
 
A decisão foi tomada tendo em vista o clamor público para que seja realizada uma investigação completa sobre a saúde na cidade e dessa forma os vereadores optaram por colher dados para a realização de uma ampla CPI da Saúde e não apenas a CPI do Hospital do Câncer. “É claro que dentro da CPI da Saúde podemos investigar também o Hospital do Câncer, mas não vamos nos limitar apenas a esta unidade de saúde, queremos investigar a saúde como um todo”, disse Elizeu Dionízio.
 
A escolha dos parlamentares em votar contra uma CPI específica do Hospital do Câncer é justamente porque a formação da Comissão Parlamentar de Inquérito pode comprometer o tratamento de centenas de pacientes que dependem da verba do SUS para se tratarem no Hospital do Câncer. “Não podemos ser irresponsáveis e colocar a vida de tantas pessoas, que já sofrem com o câncer, em risco. Por isso, vamos abrir a CPI da Saúde como um todo e dentro dela investigar também o Hospital do Câncer, mas sem comprometer o atendimento gratuito pelo SUS aos mais necessitados”, disse Elizeu Dionízio.
 
O Ministério Público Estadual e a Polícia Federal enviaram aos vereadores da Comissão de Saúde mais de 11 mil páginas de documentos sobre a investigação feita desde 2009 acerca de irregularidades no Hospital do Câncer e os parlamentares já iniciam a análise desses documentos oficiais, para dar mais transparência ao processo investigativo.
 
 
Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal