ícone whatsapp

Comissão de Saúde da Câmara conversa sobre sequelas e atendimento do pós-covid em live

05.05.2021 · 12:00 · Comissões

Na manhã desta quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Campo Grande realizou mais uma Live semanal com atualizações de informações sobre o combate ao coronavírus. 

O assunto escolhido para a conversa foram medidas que devem ser tomadas para tratamento de sequelas de quem se se recuperou da Covid-19, tendo como convidados o Diretor Clínico do Centro de Especializado em Reabilitação (CER/APAE), Dr. Paulo Siuffi Neto, e do Secretário Municipal de Saúde (Sesau), José Mauro Filho.  O debate foi conduzido pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Dr. Sandro Benites. A Comissão ainda é composta pelos vereadores Dr. Victor Rocha (Vice-presidente), Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester. 

De acordo com o presidente da comissão, a preocupação com a situação de pacientes com sequelas graves pós-covid foi um dos motivos para a proposta de tema da live. “Todos os dias me deparo com pessoas com problemas neurológicos decorrentes da Covid-19 na prática clínica e também tenho relatos de vários colegas sobre isso”, relata. 

O Dr. Paulo Siufi abordou o modo como a doença segue desafiando as práticas médicas. “Quando a pandemia começou não tínhamos noção que poderia ser tão severo o pós-covid”, revela.  

Em um caso citado por ele, uma criança assintomática apresentou problemas respiratórios em decorrência da doença meses depois de recuperado. Com apoio da equipe médica foi constatado que se tratava de síndrome pós-Covid. 

Desde setembro a APAE, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e com apoio da Sesau, tem dado apoio aos pacientes sequelados. 

Durante a apresentação, o secretário José Mauro contou que quando a pasta teve noção das sequelas apresentadas pelos pacientes recuperados foi necessário montar uma rede de apoio composta pelo Hospital São Julião, Cassems, CER/APAE, Hospital Regional, Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico (UERD).  

Para José Mauro a doença  mostrou que não era uma simples gripe a ser tratada e ainda se está aprendendo a forma como as pessoas são acometidas depois se livrar do vírus. 

A Sesau ainda revelou que foram atendidos, desde outubro do ano passado, 749 pacientes pós-Covid no ambulatório do Hospital Regional. As principais sequelas são de cardiologia e oftalmologia. 

Para ter acesso ao atendimento, é preciso procurar unidades básicas, via sistema de registro. Após a primeira avaliação médica a pessoa é encaminhada para profissionais especializados para poder dar início ao tratamento. 

Vacinas 

Outro ponto debatido na live foi a aquisição de imunizantes da Pfizer um dia após de Campo Grande registrar a maior marca de pessoas vacinadas em uma jornada. 

Segundo técnicos da Sesau, o primeiro lote será aplicado em mulheres gestantes e puérperas. As 11 mil doses já foram encomendadas e a primeira remessa já foi recebida. Parte delas está armazenada a -70°C, em câmaras especiais, auxílio que a APAE já faz para a Sesau. 

Para o Vereador Dr. Sandro Benites a atitude de descentralizar a as ações de vacinação fazendo parceria com os principais planos de saúde do Estado é o melhor a caminho que podia ser seguido. Dr. Sandro também recomenda que todos aqueles que podem se vacinar devem fazê-lo, para impedir agravação do estado de saúde. 

O Dr. Paulo Siufi alerta para a importância da vacinação, e complementando a fala do verador Dr. Sandro, ressalta que “o mais importante é vacinar. Independente da marca, do país de origem, o importante é que o seu organismo tem uma resposta imunológica para que não tenha que ir para o hospital, não precise de uma UTI, e não corra risco”. 

Para convencer aqueles que ainda relutam, a Sesau disponibilizou alguns dados relativos à redução em internações de população já vacinada.  A pasta afirma que atualmente há 94% de utilização de leitos de UTI, diferentemente da ocupação quase total dos leitos e dos 27 pacientes entubados na Upas aguardando vagas, em março. Para a secretaria isso mostra um avanço proporcionado pela vacinação. 

A equipe do Dr. Mauro revela que as mortes se referem a faixas etárias mais jovens, pessoas de 30 até 50 anos, diferentemente dos mais idosos, que eram os mais afetados antes da vacinação. 

As lives da Comissão de Saúde de Câmara Municipal de Saúde ocorrem todas as quartas-feiras às 10h30 e são transmitidas pelo Facebook e Youtube oficiais da Casa de Leis. 

Boletim Epidemiológico

Em Campo Grande, são 358.565 casos notificados, 1.321 casos suspeitos, 95.275 casos confirmados, 261.769 casos descartados e 2.510 óbitos.

Dos 95.275 casos confirmados, 455 estão internados, 1.174 estão em isolamento domiciliar, 91.136 estão recuperados e 2.510 óbitos.

Das 455 pessoas que estão internadas, 230 estão em Leitos UTI (145 leitos públicos e 85 leitos privados), 217 estão em Leitos Clínicos (118 em leitos públicos e 99 em leitos privados). Não há pacientes em Pronto Atendimento Médico (PAM) (público).

Rodrigo Almeida 

Assessoria de imprensa da Câmara Municipal