ícone whatsapp

Comissão de Meio Ambiente da Câmara participa de ação pelo Dia da Água dia 22

21.03.2016 · 12:00 · Comissões

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Uma ação já confirmada em Campo Grande vai reunir grupo de ciclistas, moradores, Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Campo Grande, Polícia Militar Ambiental, Semadur e Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS. A programação encerra com plantio de mudas nativas às margens das nascentes do Córrego Coqueiro, no Parque Cônsul Assaf Trad, na sede do Projeto Florestinha.
 
De acordo com o assessor de comunicação da Polícia Militar Ambiental (PMA), Major Ednilson Queiroz, os participantes vão se reunir as 13h30 na sede do Batalhão, no Parque das Nações Indígenas, que fica ao lado do Centro de Reabilitação de Animais Silvestre (CRAS), e depois seguem de bicicleta para a sede do Florestinha, na saída para Cuiabá. Depois de compartilhamento de informações com alunos do projeto, todos seguem para as margens das lagoas das nascentes do córrego para plantio de árvores nativas.
 
O objetivo da ação é realizar a recuperação da vegetação no Parque, o qual possui terreno muito frágil, em virtude de diversas erosões que foram recuperadas no local. Além disso, a revegetação das matas ciliares das lagoas das nascentes do Córrego Coqueiro tem a função de evitar erosões de margens e evitar assoreamento, além de ofertar alimentos e abrigo para animais e servir como área de infiltração, evitando enchentes futuras e ainda como filtro natural de poluição.
 
O Major destaca que a PMA tem feito um trabalho não só de monitoramento dos rios para cumprimento das leis ambientais, mas também de sensibilização das comunidades ribeirinhas e também dos moradores da zona urbana quanto à necessidade de preservação dos mananciais, bem como que atitudes simples podem ser colocadas em prática para evitar poluição, por exemplo. Só no ano passado, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha realizaram educação ambiental para 11.862 alunos em todo o Estado.
 
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) explica que a ação foi pensada em conjunto e o plantio de árvores para reforçar mata ciliar é uma forma de proteger o manancial. Ele destaca que Campo Grande tem 33 córregos e todos são importantes, sendo o Guariroba o com maior potencial de abastecimento de água da cidade. A Comissão é composta ainda pelos vereadores Engenheiro Edson (vice-presidente), Dr. Livio, Gilmar da Cruz e Francisco Luis Saci.
 
Além das instituições governamentais já mencionadas, participam da ação do dia 22 o Bicicleta nos Planos, Bike Anjos, que são grupos organizados de ciclistas que fazem ações pela cidade. O Parlamento Nacional da Juventude pela Água também terá representante. Outros representantes do governo estadual também devem somar no evento.
 
 
Assessoria de Imprensa do Vereador