ícone whatsapp

Comissão de combate à Covid-19 propõe formar sentinelas em regiões vulneráveis

07.05.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Imagine se cada bairro ou região da cidade tiver uma, duas, três ou mais pessoas dispostas a monitorar a situação da Covid-19 entre os moradores? Essa é a proposta do Dr. Lívio, presidente da Comissão Especial em Apoio ao Combate à Covid-19, da Câmara Municipal de Campo Grande. “Nossa proposta é formar sentinelas – pessoas da sociedade – para serem a ponte mais rápida e eficiente do contato e monitoramento de uma determinada região”, explicou Dr. Lívio.

A ideia partiu do projeto piloto na região do grande Lageado, onde foi montado o Comitê Emergencial da Pandemia, com representantes do poder público, lideranças de bairros, movimentos sociais e cidadãos. O objetivo é minimizar os danos da Covid-19 na periferia da cidade, considerada pelos especialistas a área mais vulnerável.

De acordo com Dr. Lívio, a Câmara Municipal vai assinar, nesta quinta-feira (7), um termo de colaboração com a Cruz Vermelha e com a Defesa Civil para que o projeto se estenda a toda cidade.

Além de trabalhar com a informação e capacitação, formando os sentinelas, Dr. Lívio menciona outros três eixos do projeto. Um deles é o da produção e distribuição maciça de máscaras caseiras para toda a população. O outro é o da arrecadação de alimentos para as famílias mais necessitadas. E por último, manter uma estrutura mínima nos polos de atendimento para ajudar no cadastramento, monitoramento e recebimento do auxílio emergencial para quem necessita. 

Assessoria de Imprensa do Vereador