ícone whatsapp

Comerciários são homenageados em noite de solenidade

29.10.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta segunda-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal realizaram Sessão solene para homenagear os Comerciários de Campo Grande, com outorga da Medalha Legislativa “Presidente Getúlio Vargas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos profissionais à sociedade campo-grandense. Na abertura do evento, a apresentação cultural ficou por conta do violeiro Delley. 

O vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB) homenageou Jalmir Amarilha, ele trabalhou na Drogaria São João, Farmácia Regina Mark, Farmadroga e Farmácia Morifarma. São 34 anos dedicados ao comércio da capital como atendente de farmácia, hoje ele trabalha na Farmácia Pague Menos.

O médico parlamentar homenageou também Joseane Alves de Oliveira. Desde de 2008 vem se dedicando ao comercio da capital, atuando em vários segmentos e setores. Há 10 anos ela exerce a profissão de comerciária na Panificadora Monte Líbano.

A data foi instituída na Casa de Leis pela Lei n. 4.769/09 e Resolução 1.296/18, em homenagem ao Dia do Comerciário, celebrado em 30 de outubro Medalha é denominada Presidente Getúlio Vargas A Medalha é denominada Presidente Getúlio Vargas como marco do dia em que mais de 5 mil comerciários realizaram manifesto marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete), foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os trabalhadores do comércio.

Antes a jornada era de 12 horas por dia, sem feriado ou folgas aos domingos. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário. 

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador