ícone whatsapp

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre os serviços prestados pela corporação para a sociedade

11.07.2019 · 12:00 · Palavra Livre

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), o coronel Joilson Alves do Amaral, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, usou a Tribuna para falar sobre o Dia do Bombeiro. O convite para falar sobre o tema foi feito pelo vereador Dr. Cury.

O coronel Joilson Alves do Amaral contou na Tribuna a história do Corpo de Bombeiros no Brasil. “A corporação iniciou o seu trabalho no Brasil na época do Império. Foi Dom Pedro ll que assinou no dia 2 de julho de 1856 o decreto criando o serviço de bombeiros no Rio de Janeiro, por isso, se comemora no dia 2 de julho o Dia do Bombeiro”, explicou.

“Foi inaugurado aqui no estado o serviço de bombeiros quando era Mato Grosso Uno. E, desde então, a corporação vem evoluíndo, aprimorando e vem prestando o melhor serviço possível para nossa população”, complementou.

Ainda de acordo com o coronel quando os serviços da corporação iniciaram em Campo Grande não existia o telefone 193. “Quem tinha telefone ligava para a Rádio Cultura e o locutor acionava os bombeiros. A primeira ocorrência atendida aqui em Campo Grande foi o afogamento de uma criança no lago do amor”, relatou.

Conforme o coronel explicou o Corpo de Bombeiros também é responsável pela vistoria das medidas de prevenção nas edificações de indústrias, comércios e serviços. “O Corpo de Bombeiros é responsável pelas medidas de proteção de prevenção e pânico para evitar tragédias em locais com número de pessoas concentradas”, explicou.

Segundo Joilson Alves do Amaral o objetivo da corporação é atuar na prevenção. “Aumentamos a nossa capacidade de resposta na área de prevenção, quanto mais se investe na prevenção, menos ocorrência, nosso objetivo é atender menos ocorrências, isso quer dizer que a população está mais tranquila e segura. O foco da corporação hoje é a prevenção, para isso estamos desenvolvendo um sistema digital que agiliza atuação na área de prevenção”, destacou.

“Quero destacar também que o bombeiro além de atuar nos serviços de socorro e prevenção, também presta serviço social para a população”, emendou.

Por fim, Joilson Alves do Amaral agradeceu o reconhecimento da Câmara de Vereadores na outorga de medalhas para prestigiar os serviços dos bombeiros. “A medalha que foi criada é muito importante para nós, sentimos muito orgulho e sentimos muito reconhecimento. Em caso de emergência não se esqueçam, liguem 193”, finalizou.

Medalha Legislativa Bombeiro Militar

Foi instituída na Câmara Municipal de Campo Grande a Medalha Legislativa “Bombeiro Militar Aspirante a Oficial José Reis Pouso Salas”, no município de Campo Grande. A outorga será concedida aos bombeiros militares que no desempenho das suas funções tenham praticado atos de bravura ou prestado relevantes serviços para a cidade de Campo Grande. A comenda foi instituída através da Resolução n. 1.309/19, de autoria dos vereadores Delegado Wellington, Ademir Santana, João César Mattogrosso e Dr. Cury.

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal