ícone whatsapp

Comandante da PM apresenta ações realizadas pela corporação em prol da segurança da sociedade

16.11.2017 · 12:00 · Palavra Livre

A sessão ordinária desta quinta-feira (16) contou com a participação do Comandante – Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, que usou a Tribuna para discorrer sobre os resultados das ações da Polícia Militar. O convite foi feito pelo vereador Delegado Wellington.

Conforme explicou o Comandante da Polícia Militar, Coronel Waldir Acosta, “Nosso trabalho é realizar um policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública. Nossa missão é promover a segurança pública, respeitando os direitos humanos. Nossa visão de futuro é sermos reconhecidos como referência nacional e nossos valores são fundamentados na ética, na lealdade, no respeito, na representatividade, na justiça, na disciplina e na hierarquia”, discursou.

“Como forma de incentivarmos a corporação criamos a meritocracia, uma maneira de incentivar o policial a fazer seu trabalho além do normal. Temos também um trabalho junto com os conselhos que é muito importante também para valorização do profissional”, contou.

Ainda de acordo com o comandante, em 2017 foram apreendidas 886 armas ilegais. “Muito importante quando tiramos uma arma ilegal de circulação, poderia causar um homicídio, latrocínio, entre outros crimes”, ponderou. “Temos uma interação com os países que fazem fronteira,  ajudando no combate das organizações criminosas”, acrescentou.

O comandante citou em seu discurso os Projetos Sociais desenvolvidos pela Polícia Militar: “Realizamos alguns projetos sociais, como o Bom de Bola, Bom na Escola; Equoterapia, Proerd; Banda de Música Mirim; Cematran; Patrulha Mirim e Florestinha”, disse.

Outro serviço citado pelo comandante é o acompanhamento psicológico do policial que participa de um confronto. “Todo policial que participa de um confronto armado tem que passar por um psicólogo para auxiliar e verificar se o policial tem condição de retornar ao trabalho normal”, frisou.

“Isso é um breve resumo do nosso trabalho. Algumas coisas precisam melhorar, não temos o efetivo ideal, porém  buscamos sempre por melhorias. Nós temos hoje um material bélico, viaturas, coletes, conseguimos material individual para cada policial. Não conseguimos fazer nada sozinho, dependemos um do outro, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, do Bombeiro, somos um elo, temos que trabalhar em conjunto, unidos em prol da segurança da nossa sociedade”, finalizou.

Confira as ações da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul de 1º de janeiro a 12 de novembro de 2017:

-6.575 operações realizadas

-549.389 pessoas abordadas

-478.587 veículos abordados

-27.239 pessoas conduzidas para as delegacias

-886 armas de fogo apreendidas

-3.674 prisões de foragidos da justiça

-129 toneladas de drogas apreendidas

-664.702 pacotes de cigarros apreendidos

-15.941 veículos removidos do pátio do Detran

-2.374 veículos recuperados (produto de roubo ou furto)

-83.591 notificações de trânsito

-907 notificações ambientais

 

Dayane Parron

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal