ícone whatsapp

Com selo e semana municipal, projeto que estabelece marco referencial da gastronomia como cultura é aprovado na Câmara

31.03.2020 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Foi aprovado, em primeira discussão, durante a sessão desta terça-feira (31), o Projeto de Lei 9.515/2019, que estabelece o marco referencial da gastronomia como cultura. Apresentado pelo vereador Otávio Trad (PSD) e com a assinatura dos vereadores Júnior Longo (PSB) e André Salineiro (PSDB), o projeto prevê a criação do selo Gastronomia é Cultura e da Semana municipal de Gastronomia.

“Este é um projeto valorizando a gastronomia local e que vem totalmente na esteira do momento que nós estamos vivendo, com o enfraquecimento do comércio e principalmente dos restaurantes diante das medidas necessárias de prevenção a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aprovando um projeto como esse, nós estabelecemos critérios de qualidade, selos e uma semana municipal da gastronomia, que são ações que podem fortalecer a gastronomia na nossa Capital”, aponta o vereador.

Conforme o projeto, o marco referencial de gastronomia como cultura tem a finalidade de dar visibilidade e fortalecer os modos de vida e as práticas alimentares das populações tradicionais, os sabores enraizados no cotidiano, as atividades produtivas comerciais, culturais, educacionais e artísticas, que decorrem da relação com a comida, a sociedade e o território.

O marco referencial estabelece os critérios do que será considerada gastronomia, quais são os profissionais da gastronomia e os profissionais indiretamente ligados a gastronomia. Entre as ações previstas estão a promoção, divulgação e ampliação de festejos tradicionais, rotas turísticas, espaços culturais dedicados às tradições culinárias, entre outros, além de incentivar a criação, manutenção e consolidação de mercados e feitas municipais tradicionais e populares, por exemplo.

Selo Gastronomia é Cultura – O projeto irá instituir o selo Gastronomia é Cultura, destinado a projetos e iniciativas de promoções culturais locais e regionais que fazem parte da gastronomia em Campo Grande, elaboradas por organizações públicas, privadas e da sociedade civil organizada, como grupos de pesquisas e coletivos.

Semana Municipal – A Semana de Gastronomia em Campo Grande também está prevista no projeto. De acordo com texto, ela será comemorada na semana que compreende o dia 13 de maio, data em que é comemorado o dia nacional do Chef de cozinha.

Conforme o projeto, a semana tem a finalidade de promoção de eventos que divulguem e valorizem a contribuição campo-grandense a gastronomia nacional; de incentivar a formação de um perfil gastronômico que revele a história e cultura dos pratos típicos da Capital, além do incentivo ao turismo em Campo Grande.

#PraCegoVer: Na foto, o vereador Otávio Trad, de camisa branca, terno preto e gravata preta, está usando máscara azul enquanto fala ao microfone no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande.  

Assessoria de Comunicação do Vereador