ícone whatsapp

Com pedidos da população e do vereador Ronilço Guerreiro, prefeitura abre licitação para revitalização da Lagoa Itatiaia

03.06.2022 · 12:00 · Vereador Ronilço Guerreiro

O vereador Ronilço Guerreiro já fez várias visitas a Lagoa Itatiaia para ouvir a população e buscar melhorias para o espaço que é considerado um dos cartões postais da Capital. Guerreiro realizou reuniões e pediu soluções para a prefeitura, assim como outros parlamentares, e agora o espaço enfim receberá a tão sonha revitalização.

A prefeitura da Capital lançou a licitação para contratar as obras de revitalização da Lagoa, projeto que será executado com recurso do Ministério do Desenvolvimento Regional com contrapartida do município. De acordo com o Executivo Municipal, o projeto prevê o calçamento com piso de 62 mil metros quadrados de trilhas, que os visitantes utilizam para ter acesso à academia da 3ª idade e à pista de caminhada de 1.360 metros.

Além disso, a população poderá usufruir de uma área de convivência, com playground e fontes interativas, espaço para apresentações artísticas e culturais e colocação de mobiliário para uso dos visitantes. “Estou muito feliz com essa licitação e vou acompanhar de perto. A Lagoa é fantástica e minha primeira preocupação é ambiental e temos que preservar esse espaço, depois é olhar para as oportunidades que o local ganhará com espaço cultural e turístico, fomento de empreendedorismo com praça de alimentação e artesanato”, comentou o vereador.

“Pelo que vi são 15 anos sem nenhuma grande manutenção, mas chegou a hora de valorizar esse nosso importante cartão postal. Ouvimos as pessoas, que são usuários do local, e todos pendem esse cuidado, esse olhar e principalmente respeito com a área ambiental. A Lagoa é um espaço da família e vamos acompanhar de perto para que seja entregue e não fique só no papel”, complementou Guerreiro.

Ecossistema 

Circundada por um rico ecossistema que ocupa 9 hectares no Bairro Tiradentes, região urbana do Bandeira, a Lagoa Itatiaia concentra 221 diferentes espécies vegetais (65 nativas), entre plantas terrestres, semiaquáticas e aquáticas, além de uma fauna com peixes, insetos moluscos e aves. Tem uma lâmina d’agua de um metro de profundidade.

O cenário é “decorado” pela escultura de concreto armado, com 5 metros de comprimento por 2 metros de altura, obra do artista plástico Pedro Guilherme Garcia Goes, conhecido por exposições e intervenções urbanas em Campo Grande.

A lagoa é uma depressão natural do relevo, onde havia nascentes que foram soterradas quando ocorreu o loteamento da região, na década de 1980. Atualmente é abastecida pela água da chuva com períodos de cheias e vazantes.

 

*com informações da Prefeitura.

Assessoria de Imprensa do Vereador