ícone whatsapp

Com mais de 70 serviços, 3ª Feira do Trabalho é aberta na Moreninha 3

21.10.2017 · 12:00 · Eventos

Mais uma vez com número recorde de serviços nesta sua terceira edição, foi aberta, na manhã deste sábado (21), a Feira do Trabalho. O evento segue durante todo o dia na Escola Estadual Maria Lourdes Widal Roma, localizada na Rua Anacá, n° 780, no bairro Moreninha 3, oferecendo mais de 70 serviços à população.

CLIQUE AQUI para ver a galeria de fotos

Segundo o assessor do Ministério do Trabalho Pedro Souza, que representou o ministro Ronaldo Nogueira, o projeto, que começou por Mato Grosso do Sul, deverá ser levado pela pasta para outros estados brasileiros. “Esse sucesso da integração dos órgãos que prestam serviços é um case de sucesso que o Ministério quer levar para outros estados. Quando achamos que não temos condições financeiras, pessoas para fazer o trabalho, a gente não consegue fazer nada. Mas, quando idealizamos a integração, é isso que acontece. Hoje, 97 parceiros. Não tem mais nada para dizer. O sucesso é a prestação de serviço da melhor forma que fazemos. Estamos aqui, indo ao encontro da sociedade, que não pode, muitas vezes, se deslocar para buscar sua Carteira de Trabalho ou de Identidade”, afirmou.

O evento é realizado pela Câmara Municipal, Superintendência Regional do Trabalho e outros parceiros. Para a terceira edição, além dos serviços oferecidos pelos parceiros, será realizada uma ação em conjuto da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), com a realização do Projeto “Um Sorriso do Tamanho Do Brasil”, oferecendo durante o evento atendimento preventivo às crianças e instruções de higiene bucal. 

Segundo o superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Vladimir Benedito Struck, a intenção é realizar, pelo menos, 15 mil atendimentos. “Esse evento foi pensado, no ano passado, e a gente veio construindo. Só é possível graças aos parceiros. É um evento de instituições, e ele vem ganhando cada vez mais parceiros. Nesse momento difícil que passamos, temos que olhar e atender as pessoas. Política se faz com resultados. É um case de sucesso porque é um evento único, com várias instituições fazendo várias entregas. Isso só é possível graças a Câmara Municipal, através do vereador João Rocha, vocês compraram a ideia. É um evento de todos os vereadores. Quando começamos esse projeto, começamos no estacionamento da Câmara. Queremos superar os 15 mil atendimentos. Isso é fruto de muito esforço e transparência com o que é público. Nós dividimos a despesa. Cada um entra com um pouco e o todo acontece”, discursou.

A feira terá programação completa com atrações culturais, praça de alimentação (com apoio da Abrasel), atendimentos de saúde, palestras, orientações e emissão de documentos. Dentre os serviços oferecidos estão emissão de carteiras de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartões do SUS, cadastro biométrico da Justiça Eleitoral, emissão de Título de Eleitor e mudança de endereço de votação, além de diversos exames de saúde.

Segundo o vereador Chiquinho Telles, morador das Moreninhas há 28 anos, o bairro merece mais ações como essas. “A Moreninha, uma cidade dentro de outra, é o maior bairro de Campo Grande. Mais de 70 mil habitantes. Eu, que moro aqui desde 1989, vejo ações como essas muito importantes. Sem parceria, nada acontece. Que possamos trazer, cada vez mais, ações como essas para a nossa população. Essa é a terceira e muitos diziam que não ia dar certo. Parabéns a todos e obrigado por apoiarem essa população”, afirmou.

Em seu discurso, o diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), destacou um dos principais objetivos da feira: estreitar o caminho entre o trabalhador e o mercado de trabalho. “Estamos trazendo oportunidades de emprego à população. Campo Grande precisa disso. Não é fácil conseguir emprego.A Funsat está batendo de porta em porta nos empresários. Precisamos da ajuda deles. Temos 80 mil pessoas na Moreninha. Esses estabelecimentos comerciais da região têm que dar oportunidade para as pessoas daqui. Hoje, a Funsat tem 207 vagas disponíveis para encaminhamento no mercado de trabalho. Essa iniciativa deu certo”, afirmou.

Resultados – Além de encaminhar centenas de pessoas ao mercado de trabalho em suas três edições, a Feira do Trabalho também oferece capacitação. Exemplo disso é a empreendedora Márcia Meire Machado, que, após participar da segunda edição da feira, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), procurou o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e agora comercializa iguarias da culinária sul-mato-grossense.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o projeto, do Senar, que dá atendimento aos assentamentos. Também, agora, trabalhando nessa área urbana. Aprendemos um pouco da nossa cultura pantaneira. Trazemos aqui a galinhada pantaneira, e as bonequinhas, que fizemos na oficina, e o doce de banana, típico da nossa região. Isso é resultado da segunda feira, e só temos que agradecer essas parcerias”, afirmou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal