ícone whatsapp

Com familiares perseguidos na administração, João Rocha pede ao prefeito que honre o cargo e “vá trabalhar”

11.02.2014 · 12:00 · Vereador Profº. João Rocha

Manhã agitada na Câmara. Indignado, o vereador Carlão não se conteve e acabou denunciando os desmandos que resultaram no afastamento da esposa, do irmão e da sobrinha do vereador tucano João Rocha, profissionais concursados, que prestavam serviços em dois projetos do município, sendo um deles há mais de trinta anos.
 
Na oportunidade em que soube que a esposa do colega João Rocha, Rosemary da Costa Rocha, funcionária concursada da SEMED, que nos últimos trinta anos coordenou o projeto de ginastica olímpica do município, recebeu uma ordem para voltar a sala de aula (origem), o vereador Carlão não se conteve.
 
Sabedor de que Rosemary está passando por um tratamento para conter o câncer diagnosticado há cerca de três meses nos pulmões e nos ossos, Carlão chamou de irresponsável e desumana a atitude do chefe do executivo.
 
Perplexos com a situação os vereadores presentes na sessão se pronunciaram solidários ao tucano.
 
Rose Modesto falou sobre sua ligação pessoal com João e sua família e comentou que tem acompanhado a situação de perto, observando que a exposição do problema não era a vontade do colega.
 
Juliana Zorzo trouxe a sua solidariedade, bem como a de seu partido, o PSC, e disse não concordar com a atitude do Prefeito.
 
Flávio César lembrou a ligação que tem com João e sua esposa, após atravessar situação semelhante e ter tido todo apoio do colega. Flávio lembrou que esta é a segunda vez que Rose luta contra um câncer. A primeira vez foi a cerca de quatro anos, quando foi acometida na mama. “Ato de tamanha crueldade eu nunca havia presenciado em minha vida”. Finalizou.
 
Carla Stefanini comentou que há uma semana a Casa aprovou um projeto do vereador Carlão para que seja realizada a semana do outubro Rosa, com campanha para conscientização sobre o câncer, e que o que está acontecendo não condiz com a postura de um líder. Carla classificou a atitude do Prefeito como ‘impiedosa’.
 
Saraiva, fez questão de lembrar que, na oportunidade em que foi vereador, o atual prefeito sofreu um acidente em outro Estado e um avião, fretado pela Prefeitura, teria ido busca-lo para tratar-se aqui na capital. Há época o Prefeito não teria feito objeção da ajuda, visto a gravidade do caso.
 
O líder do Prefeito na Câmara, Vereador Alex, ainda tentou junto da colega Luiza, amenizar a situação contando sobre uma reunião onde o prefeito teria comentado que desconhecia a situação e que o Prefeito teria marcado para ‘resolver’ o imbróglio ainda na tarde desta terça-feira.
 
Além de Rosemary, o irmão do Vereador, Vitorino Rocha, que trabalha no Projeto do município, AABB comunidade há mais de 18 anos, e sua sobrinha Fabricia Rocha, que também trabalhava no projeto de ginástica receberam a mesma recomendação, para que procurassem o departamento pessoal e retornassem as suas origens.
 
Emocionado, João Rocha, ao agradecer a solidariedade dos colegas disse não compreender o que estava havendo, falou de sua indignação, da exposição desnecessária, do estado de saúde da esposa, que faz tratamento de quimioterapia e numa forma de desabafo falou de sua preocupação com as ‘Roses’ que estão espalhadas por outras secretarias e não tem os holofotes da imprensa para expor a perseguição. E ao cobrar justiça com os profissionais concursados e o trabalho que eles prestam a cidade, finalizou: “Honre o cargo que o povo lhe deu. Vá trabalhar Prefeito.”
 
Confira o discurso na íntegra: 
 
Não poderia deixar de me manifestar em agrade a solidariedade dos colegas, mas a situação vai além, a Professora Rosemary, concursada, não é só esposa do João Rocha… o castigo é ser esposa do João Rocha com mérito de mais de trinta anos de trabalho prestado, uma história de vida. Vai também no irmão do professor João Rocha, também concursado, que há quatorze anos coordena um projeto chamado AABB Comunidade, trabalhando na comunidade do Jardim Futurista e região, com pessoas extremamente carentes… São profissionais… A sobrinha do vereador João Rocha também, convocada, é técnica da seleção estadual de ginastica e uma outra garota que é praticamente filha adotiva da casa e é coordenadora técnica do centro de treinamento de ginastica, todos foram dispensados… Não servem, eles não servem. E ai, eu uso, desse exemplo que eu estou sentindo dentro do meu coração, para falar do alto preco que a gente tem que pagar e de quanto o lombo tem que ser largo. A chicotada é dada mas, Deus é muito maior que tudo isso.
 
Isso é o que nós estamos vendo. Me preocupa os que nós não estamos vendo e que não tem relacionamento com  vereadores, e não tem espaço pra poder se manifestar. Quantos estão sendo tratados dessa mesma maneira, diretoras de Ceinf´s, de escolas, diretores de outras organizações que só são profissionais, e que ocuparam cargos por que são competentes. Então o que a gente sente é o castigo a aqueles que ocupam e ocuparam cargos de comando e de gestão por vários anos, por que são competentes, e de repente precisam ser castigados por que são competentes.
 
Que critério é esse? em que mundo nós estamos vivendo? Só falta ter agora campo de concentração… É pecado ser competente. Não podem viver em Campo Grande, profissionais concursados, que trabalham… Não tem fantasmas na minha família, graças a Deus, eu também sou concursado, sou funcionário publico de carreira. Nós devolvemos pra sociedade, em forma de trabalho, cada vez procurando ter mais competência, pra poder passar melhores conhecimentos, o salario que nos recebemos que é pago com dinheiro publico. Esse é nosso principio de vida…
 
Ainda não chegou no meu filho, que também é professor, mas quem sabem?
 
Conversando com os jornalistas a pouco, eles me perguntaram como a gente mantem a ‘Casa do Atleta’… sozinhos. Com ajuda da minha família, de amigos, de ex-atletas.
Nossa família gosta de trabalhar, nos temos o vírus do trabalho no sangue, do respeito, da lealdade, da fé, da dignidade, da postura, da ética… Nós acreditamos nisso. E eu não quero desacreditar… Eu posso desacreditar da politica, mas não quero desacreditar das pessoas.
 
Então eu faço da minha voz, a voz de todos os que estão sendo perseguidos e injustiçados… O que eu clamo aqui, senhor Prefeito, é que faça justiça, seja justo prefeito, e também entendo que esse é o agradecimento que ele está me devolvendo por um ano de dedicação na defesa do seu mandato, acreditando que o senhor realmente poderia fazer um mandato a altura dos ex-prefeitos que campo grande já teve.. é a sua responsabilidade de chegar pelo menos perto da administração dos ex-prefeitos que esta maravilhosa capital teve… Honre o cargo que o povo lhe deu. Vá trabalhar Prefeito.
 
Kelly Venturini
Assessora de Imprensa do Vereador