ícone whatsapp

Com derrubada de vetos pela Câmara, vereador Marcos Tabosa avança na valorização dos servidores públicos da capital

09.03.2022 · 12:00 · Vereador Tabosa

O vereador Marcos Tabosa (PDT), eleito em 2020 como apoio dos servidores municipais de Campo Grande, pode, finalmente comemorar nesta terça-feira, dia 8, sua primeira grande vitória no parlamento municipal para esses trabalhadores ao conseguir articular com o apoio dos vereadores, especialmente do presidente da Casa de Leis Carlos Augusto Borges, a derrubada dos vetos do prefeito Marcos Trad (PSD) que não queria cumprir a LOA (Lei de Orçamento Anual 2022), aprovada pela Câmara obrigando o pagamento de benefícios para várias categorias do serviço público municipal, bem como garantir a inclusão de profissionais da assistência social e psicólogos nas escolas da rede pública da Capital. 

Com a derrubada dos vetos, foram mantidas as emendas que previa o pagamento do adicional de insalubridade para os ACS e ACE (Agentes Comunitários de Saúde e Combates as Endemias); adicional de periculosidade para a Guarda Municipal e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Educação. 

O texto original da LOA, aprovado no final de 2021, recebeu 526 emendas dos vereadores. Destas, 172 foram consideradas aptas e inseridas na proposta final. O prefeito Marcos Trad, no entanto, decidiu vetar 146. Na votação desta terça-feira, 8, os vereadores decidiram manter 136 dessas emendas, derrubando outras dez.  

As receitas e despesas fixadas na LOA 2022 para Campo Grande foram estimadas em R$ 4.798.937.650,00 (quatro bilhões, setecentos e noventa e oito milhões, novecentos e trinta e sete mil e seiscentos e cinquenta reais), ajustando o que foi proposto nas metas fiscais constantes da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). 

Mesmo com a limitação de público estimado pela mesa diretoria em 100 pessoas dentro do plenário Oliva Enciso, a participação dos servidores foi de fundamental importância na conquista deste grande avanço na valorização do serviço público, especialmente os concursados, realizando um grande sonho tanto das categorias como do presidente do SISEM (Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais) Marcos Tabosa. 

“Essa conquista foi muito importante para motivar nossos esforços na luta por melhores salários e condições dignas de trabalho na municipalidade. Foi uma conquista de todos os servidores que continuam acreditando no nosso trabalho enquanto representante sindical e agora a como a voz que os representa no parlamento municipal”, disse emocionado o vereador Marcos Tabosa.  

 

Palmir Cleverson Franco 

Assessoria de Imprensa do Vereador