ícone whatsapp

Com ‘casa cheia’, I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar reuniu pelo menos 500 no último sábado

20.03.2018 · 12:00 · Vereador Vinicius Siqueira

Pelo menos 500 acadêmicos e profissionais ligados à área da Fisioterapia e saúde de uma forma geral lotaram o Plenário da Câmara Municipal no último sábado (17) durante o I Simpósio de Fisioterapia Hospitalar, organizado pelo gabinete do vereador Vinicius Siqueira (DEM) e pelo fisioterapeuta Denis Pereira.

Na ocasião, três importantes nomes da área estiveram ministrando palestras voltadas ao tema com o intuito de proporcionar uma troca de experiências técnicas e práticas, além de auxiliar os estudantes em fase de escolha profissional especializada.

O evento foi aberto pelo fisioterapeuta Gabriel Rapello. Ele é diretor geral na empresa Pullmonar e fisioterapeuta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Cassems. Rapello também já foi diretor da Assobrafir (Associação Brasileira de Fisioterapia) e é especialista em fisioterapia e terapia intensiva, além de Mestre em Saúde e Sociedade pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e em Mobilização Precoce em Paciente Crítico.

A segunda palestra ficou por conta do fisioterapeuta Marcos Jr, especialista em Terapia Intensiva, pós-graduado em Fisioterapia Hospitalar e em Gestão Hospitalar. Na ocasião, ele vai falou sobre TNI (Treinamento Pulmonar Respiratório). Marcos também é técnico da empresa Fisioassist Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica.

O fisioterapeuta Rodrigo Koch encerrou o evento abordando o tema VNI (Desmame da Ventilação Mecânica). Koch tem especialização em atenção ao paciente crítico pela residência multiprofissional em saúde, é especialista em Fisioterapia Intensiva, mestre e doutorando em Saúde e Sociedade e fisioterapeuta de CTI no Hospital da Cassems.

De acordo com Denis Pereira, o evento foi um sucesso. “Conseguimos promover a aproximação profissional e acadêmica, além de esclarecer muitas dúvidas”, afirmou. Segundo ele, a atividade tem ocupado um espaço importante nas UTI´s e isso se deve ao esforço, trabalho e aplicação técnica.  

Quase meia tonelada de alimentos foram arrecadados durante o Simpósio. Os produtos serão doados para o RC Vidas, entidade para a recuperação de usuários de drogas.

 

Fotos: Carlos Kayoda

 

Vivianne Nunes

 

Assessoria de Imprensa do Vereador