ícone whatsapp

Com a presença de especialista da Fiocruz, Dr. Lívio aborda a atual situação da Covid-19 em Campo Grande

21.05.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

A live, transmitida, nessa quarta-feira (20), pela Câmara Municipal de Campo Grande, a Comissão Especial em Apoio ao Combate à Covid-19, da qual Dr. Lívio é presidente, contou com uma participação especial. Trata-se do doutor e mestre em saúde pública e também professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Daniel Soranz. 

Pesquisador da Fiocruz que está no centro das ações em todo Brasil, Dr. Daniel trouxe informações relacionadas à prevenção, medicação e saúde mental, que é um trabalho a ser traçado pelo poder público, pensando nos pacientes e profissionais de saúde. “Foi uma oportunidade importante de esclarecer diversas dúvidas tanto dos colaboradores quanto daqueles q assistiram a live”, disse Dr. Lívio.

O convidado também falou das ações estratégicas dentro do sistema público de saúde a fim de evitar a propagação do Coronavírus e avaliou como positivas as que foram adotadas em Campo Grande como o atendimento separado dos pacientes com sintomas respiratórios dos que não têm sintomas; o isolamento social no momento correto que permitiu o sistema de saúde se organizar de maneira eficiente; e o atendimento remoto à população, por meio do Teleconsulta, uma intermediação alinhada pelo Dr. Lívio junto à Receita Federal, que doou aparelhos de smartphones, e à Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda durante a live, Dr. Lívio falou sobre o termo de cooperação assinado, nessa terça-feira (19), pela Câmara com a Defesa Civil. “É mais um reforço nas ações conjuntas para enfrentamento deste período crítico juntamente com a Cruz Vermelha, com a qual assinamos termo na semana passada”, relembrou ressaltando que a ideia partiu de um projeto piloto na região do grande Lageado, onde foi montado o Comitê Emergencial da Pandemia, do qual Dr. Lívio foi convidado a fazer parte juntamente com lideranças de bairros, movimentos sociais e cidadãos. 

Os bairros mais periféricos, considerados pelos especialistas os mais vulneráveis para a disseminação exponencial de casos, têm sido alvo dessas ações voltadas para identificação de pessoas do grupo de risco, de quem precisará de doações de alimentos, agasalhos ou itens de higiene, e de ajuda para cadastro de auxílio emergencial do governo federal.

Informações 

•Teleconsulta coronavírus: (67)2020-2170 – Canal de atendimento pelo telefone, para sanar dúvidas sobre sintomas e receber orientações iniciais, com horário de atendimento das 06h às 00h.

•Drive-Thru: (67) 3311-6262 – sistema de testagem rápida para pessoas com sintomas da doença, é agendada uma consulta pelo telefone no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de julho com a 26 de março. A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS.

•Para doações da Campanha de agasalhos,  itens de higiene e alimentos da Cruz Vermelha de MS: (67) 99850-6248.

Assessoria de Imprensa do Vereador