ícone whatsapp

Com 49 emendas aprovadas, Camila Jara tem 78% de aproveitamento no PPA

03.12.2021 · 12:00 · Vereadora Camila Jara

A votação do projeto de lei nº 10.320/21, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) do município de Campo Grande para o quadriênio 2022-2025, aprovou nesta quinta-feira 134 emendas, 49 são de autoria da vereadora Camila Jara (PT), que apresentou, no total, 63 emendas abordando os sete macrodesafios definidos no Plano. 

Uma das emendas aditivas aprovadas mais importantes é a que propõe a implantação de um programa de transferência de renda municipal que alcance as pessoas em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.

Ainda dentro do macrodesafio “Campo Grande + Humana e Cidadã”, a vereadora aprovou emendas que prevêem a construção de um Centro de Acolhimento Municipal para Mulheres Vítimas de Violência, um outro Centro de Acolhimento para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e um Centro de Reabilitação e Ressocialização para Agressores de Mulheres.

Nas emendas da área da saúde, Camila propõe a instalação de centros de diagnósticos por exames laboratoriais e de imagens em cada uma das 7 macrorregiões da cidade, estruturação da Farmácia Municipal de Manipulação e de Centros Municipais de Fisioterapia e Reabilitação, além do aumento no efetivo de fisioterapeutas na rede pública municipal em 30% em 2022 e 50% no triênio 2023/2025, entre outras.

Dentro do macrodesafio “Campo Grande + Educação”, a vereadora focou na formação artística e aulas de música para os alunos matriculados no Ensino Infantil e Fundamental da REME, além da distribuição de absorventes higiênicos, já garantida em lei por meio de seu projeto de dignidade menstrual. 

No macrodesafio “Campo Grande + Segura e Inteligente”, Camila Jara propõe a capacitação de guardas civis metropolitanos para o atendimento de mulheres vítimas de violência, a inclusão de câmeras no uniforme desses profissionais e a garantia de pelo menos uma guarda civil mulher nas guaritas dos terminais de ônibus. 

Realizar concursos públicos para recompor a força de trabalho das unidades de saúde (tanto as já existentes quanto as que serão construídas futuramente) e garantir aos profissionais de saúde o recebimento da insalubridade grau máximo enquanto durar o período de emergência da saúde são os objetivos das emendas do macrodesafio “Campo Grande + Integrada e Articulada”.

Revisar o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, de modo a priorizar pedestres, ciclistas e meios de transporte coletivos e sustentáveis, garantir a sinalização das ciclovias já existentes na cidade e integrar os modais de transporte urbano são as propostas para o macrodesafio “Campo Grande + Desenvolvida e Sustentável”.

Como emendas modificativas, a vereadora apresentou a implantação de 4 CRAS (Centros Regionais de Assistência Social) e a implantação do Programa CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) para manejo humanitário populacional de cães e gatos.

Aproveitamento

O PPA recebeu, no total, 378 emendas apresentadas por todos os 29 vereadores da Câmara Municipal. A vereadora Camila Jara contribuiu com 63 emendas. Foi a vereadora que mais apresentou emendas ao projeto.

Após análise da relatoria, 137 emendas estavam aptas para serem votadas, 54 da vereadora Camila Jara, das quais 49 foram aprovadas. Um aproveitamento de 78%.

Sobre o PPA

O Plano Plurianual (PPA) define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal em médio prazo, para orientar e definir as prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável. Para os próximos quatro anos, o a previsão orçamentária de é de mais de R$ 15,6 bilhões.

O projeto de lei 10.320/21 foi aprovado em duas sessões e segue agora para sanção do prefeito Marcos Trad.

 

 

Bianca Bianchi
Assessoria de Imprensa da Vereadora