ícone whatsapp

Coleta seletiva de lixo têxtil é proposta em projeto de lei de Thais Helena

06.11.2012 · 12:00 · Projeto

 

 
A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos campo-grandenses é uma bandeira de luta defendida pelo mandato da vereadora Thais Helena na Câmara Municipal. Em busca do desenvolvimento sustentável em Campo Grande a vereadora apresentou na Casa de Leis projeto de lei para implantação de coleta seletiva de lixo têxtil no município. 
 
“A questão da gestão do lixo nos centros urbanos é um dos grandes desafios a ser enfrentado, principalmente pela administração pública municipal. A realização de serviços ambientalmente adequados de limpeza urbana é cada vez mais imprescindível para a vida saudável da população, por isso proponho este projeto para darmos um destino sustentável as sobras de tecidos, retalhos e linhas”, declara a parlamentar. 
 
O projeto de lei prevê a implantação de coleta seletiva para esses materiais que são produzidos por tecelagens e empresas produtoras de tecidos e vestuário, alfaiatarias, confecções e lojas de reparos e consertos, e ainda em lojas de comércio de tecidos e vestuário em geral.
 
“Nosso Município tem se tornado centro de referencia para a instalação de inúmeras fabricas e empresas que atuam no ramo têxtil, seja de pequeno, médio ou grande porte. A indústria de confecções do vestuário é a principal produtora de bens finais do complexo têxtil e o seu produto possui um ciclo de vida comercial curto por se tratar de produto de moda, que é ditado por tendências, isso faz com que seja importante a colaboração com a reciclagem para gerarmos um consumo sustentável”, diz a vereadora.
 
 
De acordo com a vereadora outro fator importante é descrito no projeto, quando contempla a inserção e capacitação das associações e grupos de catadores de resíduos sólidos que atuam na Capital. “Participei do primeiro Encontro de Catadores de Campo Grande, realizado em maio deste ano, e que teve como pauta central a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, penso que a inclusão social desse grupo de trabalhadores somente será possível quando o Poder Público contratar as cooperativas ou associações para destinação da coleta seletiva”, afirma Thais Helena.
 
 
O texto da proposta descreve que o Poder Executivo deverá firmar parceria com as cooperativas e ou associações de catadores de materiais recicláveis para regulamentar a destinação dos resíduos têxteis, e que a fiscalização do cumprimento desta Lei fica sob a responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal.
 
 
Assessoria de Imprensa da Vereadora