ícone whatsapp

Celebração do Dia do Nascituro visa orientar sobre cuidados com gestantes e bebês e a valorização da vida

13.08.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Wilson Sami

Foi aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande, o PL 9.338/19, de autoria do vereador Dr. Wilson Sami (MDB), que institui o Dia do Nascituro e a Semana da Vida, no município de Campo Grande.

Nascituro é aquele que tem vida intrauterina, ou seja, a criança ainda em formação no ventre da mãe.

De acordo com Dr. Sami, que é médico ginecologista e obstetra há mais de 35 anos, a data é um alerta sobre as necessidades das gestantes, que muitas vezes não recebem atendimento necessário durante o período.

“A vida, de modo geral, é delicada e frágil e necessita de cuidados especiais. Como médico, tenho observado a dificuldade em se cumprir isso. É necessário que haja orientação e apoio sobre a atenção necessária tanto com a gestante quanto com o bebê em formação”, argumenta.

De acordo com o projeto, no mês de outubro, quando é celebrado internacionalmente o Dia do Nascituro, a data será comemorada com ações da “Semana da Vida”, onde serão promovidas palestras preventivas sobre gravidez na adolescência, maternidade e paternidade responsáveis, a importância do pré-natal, do aleitamento materno, dos direitos sociais e outros correlatos; a serem realizadas nos órgãos públicos, como escolas, unidades básicas de saúde, igrejas, sindicatos e associações, entre outros.

“É um momento importante, pois, agora teremos mais acesso para realizar campanhas informativas, seminários, palestras e exposições. A orientação é muito importante também quando se trata de saúde”, avalia.

O projeto aprovado prevê a cooperação técnica entre os diversos órgãos governamentais e ONG’S interessadas, com a finalidade de dar visibilidade, desenvolver e implementar as referidas ações na rede pública municipal de ensino, com a participação das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.

Assessoria de Imprensa do Vereador