ícone whatsapp

Casa Rosa: Projeto inédito abre as portas para atendimento à saúde da mulher

29.10.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

Mulheres campo-grandenses ganharam hoje (29) um espaço dedicado a cuidar da saúde de cada uma, prevenindo doenças como o câncer de mama. A Casa Rosa, idealizada pelo vereador Dr. Victor Rocha, passa a operar dentro da Maternidade Cândido Mariano com consultas integradas e resolutivas.

Na prática, o atendimento realizado totalmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) vai funcionar como no particular, onde a mulher terá a oportunidade de realizar consultas, exames e encaminhamentos necessários em um só local, com agilidade e eficiência. Atendimento integrado em prol da saúde.

Anfitrião, o vereador Victor Rocha se emocionou com o momento que classificou como singular e especial.  Para ele, que é médico em Campo Grande, a inauguração da Casa Rosa é a realização de um sonho antigo, que busca de melhor qualidade de vida e saúde para as mulheres.

“É o nascimento de um projeto que nós tínhamos na cabeça desde muito tempo. Ao receber meu diploma de médico eu sabia que a vida me proporcionaria a oportunidade de colocar em prática o que desejei. Fui atrás dos meus sonhos e a realidade aí está.  A Casa Rosa é para todas e todos. A saúde da mulher agora é uma constante através da Casa Rosa”, destacou Victor.

O projeto conta ainda com apoio do Deputado Federal Dagoberto Nogueira, que destinou emenda parlamentar de R$ 350 mil para iniciar os trabalhos. “Estou emocionado, pois acredito na prevenção como caminho para uma vida mais saudável e poder fazer esta parceria, ver este espaço nascendo e saber que vai atender mulheres que precisam é muito gratificante”, disse.

Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja prestigiou a inauguração da Casa Rosa e destacou o impacto da pandemia para as mulheres em vários setores, inclusive na saúde. “Aqui deixo os meus parabéns a todos que se dedicam a entender e auxiliar a causa, tão necessária”.

A vereadora Camila Jara parabenizou o vereador Victor Rocha e destacou seu apoio na luta pelas mulheres. “Contem com a câmara e com o nosso apoio para que a gente possa continuar ampliando os direitos das mulheres na nossa sociedade”.

Subsecretária municipal de políticas públicas para a mulher, Carla Stephanini disse que a Casa Rosa mostra à população que o poder público está unido no propósito de promover a saúde das mulheres, dando condições para acessar os serviços de saúde. “É o acesso ao atendimento, ágil, célere e eficiente para todas as mulheres”, destacou.

Diretor-executivo da Maternidade Cândido Mariano, Rodrigo Luchesi informou que a proposta é oferecer toda a linha de cuidado para as mulheres. “Aqui temos todos os cuidados e equipamentos necessários para prestar todo o atendimento que essa mulher precisa”.

Diagnosticada com câncer de mama há oito anos, Maria Auxiliadora Ribeiro Vilalba Fortunato, coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, ressaltou a importância da prevenção do câncer de mama. “Na minha luta eu vi o sofrimento de muitas mulheres sem acesso ao atendimento como eu tive e a Casa Rosa vem para ajudar essas pessoas, temos muito que agradecer”.

Assessoria de Imprensa do vereador