ícone whatsapp

Casa Rosa: atendimento integrado contra o câncer de mama inaugura em novembro

25.10.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Victor Rocha

Vereador Victor Rocha cumpre promessa de campanha, com menos de um ano de mandato

Campo Grande já tem data para inaugurar a Casa Rosa, um espaço voltado para saúde da mulher na prevenção do câncer de mama. Proposta e viabilizada pelo vereador Dr. Victor Rocha, o projeto inovador começa a funcionar em novembro, na maternidade Cândido Mariano, com o diferencial de oferecer consultas integradas e resolutivas.

“A gente idealizou um espaço onde será possível que a mulher tenha acesso completo à saúde, principalmente na prevenção ao câncer de mama. Na Casa Rosa será possível passar pela consulta com mastologista, fazer exame e, se for detectado nódulo, já passar pela biópsia. Tudo no mesmo dia”, explica o vereador que também é médico mastologista.

O início dos atendimentos será no dia 11 de novembro, a partir das 13h. Neste dia serão disponibilizadas 40 vagas de atendimento e, no dia seguinte, outras 40 mulheres poderão ser atendidas. No espaço, cedido pela Maternidade Cândido Mariano, haverá cinco consultórios, mamografia e ultrassonografia.

“Como mastologista sei da importância do diagnóstico precoce no câncer de mama e do tratamento em tempo hábil. Por isso me comprometi com a criação da Casa Rosa, um espaço que deve funcionar pelo SUS, com a rapidez da rede privada e atendimento gratuito para a população de Campo Grande”, afirma o vereador.

O projeto conta ainda com apoio do Deputado Federal Dagoberto Nogueira, que destinou emenda parlamentar de R$ 350 mil para iniciar os trabalhos. “Este é um grande projeto, inclusive o que me motivou a entrar na política, para poder democratizar o atendimento às mulheres e combater o câncer de mama”, destaca Victor Rocha.

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil e é por isso que a conscientização durante o Outubro Rosa é sempre importante. Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

“Nossa missão é viabilizar o atendimento das mulheres, pacientes do SUS, para que realizem consultas e seus exames de rotina em um único dia, ou seja, a mulher com mais de 40 anos será consultada e fará a mamografia no mesmo dia. Já as mulheres com idade inferior aos 40 anos, serão atendidas por equipe médica e havendo necessidade farão ultrassonografia no mesmo dia”, explica Victor Rocha. 

29/10 – Apresentação para a imprensa

No dia 29 de outubro, às 10h, será realizado o lançamento da Casa Rosa. O evento será realizado no auditório da Maternidade Cândido Mariano.

A imprensa está convidada para participar e ajudar a divulgar a Casa Rosa que promete acabar com a fila de espera das consultas, exames e tratamentos contra o câncer de mama. 

Assessoria de imprensa do vereador