ícone whatsapp

Carteira de Identificação e Informação do paciente Hemofílico se torna Lei em CG

27.06.2022 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

Foi sancionada nesta segunda-feira (27/6), a Lei nº 6.880/2022, de autoria do vereador Dr. Sandro Benites que, dispõe sobre a criação da carteira de identificação e informação do paciente hemofílico e dá outras providências.

De acordo com a Lei do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, a carteira deverá ter os detalhes da patologia, medicações utilizadas e recomendações para o tratamento de urgência e emergência; nome completo do paciente; número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); data de nascimento; tipo da hemofilia; orientações básicas quanto aos medicamentos contraindicados, procedimentos invasivos e cirurgias; em fonte destacada, o alerta: “Paciente Hemofílico, em caso de emergência, informar esta condição à equipe médica atendente”.

“Essa carteira servirá para instruir a equipe médica acerca da doença da pessoa, além de funcionar como lembrete a ele mesmo quanto aos cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida. Auxiliando também o pronto atendimento a ser mais ágil e eficaz, facilitando a rotina dos servidores pelas informações”, explicou Dr. Sandro Benites.

Hemofilia

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas com hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.

A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX (nove). Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).

É mais provável a hemofilia ocorrer em homens. Ela é uma doença genética, transmitida pela mãe para os filhos.

Geralmente, os sangramentos são internos, ou seja, dentro do seu corpo, em locais que não pode ver, como nos músculos. E também, externos, na pele, provocado por algum machucado, aparecendo manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva, etc.) também podem sangrar.

Os sangramentos podem tanto surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente. Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.

Assessoria de Imprensa do Vereador