ícone whatsapp

Carla diz que números de estupros no Estado são inaceitáveis

03.11.2016 · 12:00 · Outras Notícias

Durante a sessão desta terça-feira, a vereadora Carla Stephanini comentou a notícia divulgada sobre o índice alarmante de estupro em Mato Grosso do Sul, a segunda maior taxa do Brasil. Com 53,9 (por cem mil habitantes), o Estado só perde para o Acre (65,2 por cem mil habitantes). Os dados divulgados pelo Anuário Brasileiro da Segurança Pública registraram, em números absolutos, 1.429 estupros (2015) contra 1.414 (2014). As tentativas de estupro também aumentaram em 2015, de 135 casos para 155.  Neste sentido, Carla chamou a atenção para o fato de que estes números podem ser ainda maiores, pois os índices apontam apenas os casos registrados.
 
Segundo a vereadora, o fato necessita ser atentamente observado pela sociedade e pelo poder público para que se intensifique o enfrentamento a violência contra a mulher. “O estupro é, sem dúvida, uma face muito perversa desta violência”, disse Carla, ressaltando a importância da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara – na qual exerce a função de Procuradora – e dos demais órgãos governamentais, para combater a cultura do estupro que, de acordo com a vereadora, continua a vigorar na sociedade brasileira.
 
Carla Stephanini disse ainda, que os números apresentados pelo Anuário são inaceitáveis, e que é preciso unir forças com todos os organismos que tratam de políticas para as mulheres. Ex-Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres no município e no Estado, a vereadora participa ativamente de movimentos em defesa das mulheres. A Procuradoria Especial da Câmara já está preparando a campanha: “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, que acontece em todo o mundo no mês de novembro. O evento é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. 
 
Assessoria de Imprensa da Vereadora