29.07.2019 · Vereador Cazuza
Canudos e copos plásticos: PL do vereador Cazuza busca conscientização para o desuso
canudo_para_matria

Incentivar o desuso de canudos e copos plásticos descartáveis no município de Campo Grande. Esta é a proposta que o vereador Cazuza apresentou com o Projeto de Lei.

De acordo com o parlamentar, o projeto tem por objetivo reconhecer e valorizar o desuso dos canudos e copos plásticos descartáveis. “Queremos despertar em nossa sociedade a necessidade de substituir canudos e copos plásticos descartáveis por um material biodegradável, considerando as boas práticas socioambientais e sanitárias”.

Cazuza destacou que é um trabalho em longo prazo e que fará a diferença para as gerações futuras. “Hoje já vemos crianças dispensando os canudos para ingerir alimentos líquidos. É uma tendência mundial de conscientização e nossa cidade precisa acompanhar as práticas que auxiliam na proteção do meio ambiente”.

O vereador ressaltou que, assim como em todas as outras questões ambientais, a questão do canudo e dos copos plásticos passa pela conscientização. “Precisamos envolver toda a nossa população nesse incentivo do desuso. É fundamental que campanhas como a que estamos propondo seja abraçada por toda a sociedade e todos comecem a dizer não para o canudo e os copos plásticos descartáveis”.

Selo de Consciência Coletiva

O projeto de lei de autoria do vereador Cazuza estabelece a criação do “Selo de Consciência Coletiva”, que visa que critérios sejam adotados para a implantação do desuso dos canudos e copos plásticos, especialmente nos estabelecimentos comerciais.

Os critérios vão do respeito à Políticas Públicas voltadas ao meio ambiente a adoção de práticas sustentáveis e não agressoras.

Cazuza enfocou que o projeto de lei apresentado não possui caráter punitivo, mas educativo e de conscientização. “Buscamos contribuir com a redução de material plástico nocivo ao meio ambiente, por meio de uma ação coletiva de conscientização e educação ambiental, colocando nossa capital com renome internacional no turismo ecológico oficialmente na luta contra os canudos plásticos e outros materiais plásticos”.