ícone whatsapp

Câncer de Próstata: “90% dos casos não precisa ser submetido a toque. É preciso parar com essas brincadeiras constrangedoras,” diz Dr Loester em entrevista

27.11.2019 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

O mês de novembro vem se tornando uma ocasião especial para focar prevenção, como está se tornando tradicional nos últimos anos, a campanha Novembro Azul com a proposta de chamar a atenção do público masculino com relação ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Nesta quarta-feira (27), o vereador Dr. Loester Nunes de Oliveira (MDB), em entrevista ao Jornalista Pio Lopes, falou da importância da prevenção, “ boa parte dos homens não realiza os exames para detecção de alterações nesta glândula, o câncer acaba se tornando mais difícil de ser descoberto na fase inicial, diminuindo sua chance de cura. Fazer o exame de toque permanece sendo um tabu entre os homens, e se torna um assunto de ainda maior complexidade quando uma doença crônica como essa é descoberta. O medo e a ansiedade com relação a tal diagnostico podem, inclusive, inibir os pacientes, ainda mais com essas brincadeiras circulando nas redes sociais, com os os homens em relação a consulta. 90% dos casos não precisa ser submetido a toque. É preciso parar com essas brincadeiras constrangedoras! Elas fazem um efeito contrário a campanha de conscientização, inibe o homem a buscar consulta, tratamento.” reclama o Médico Parlamentar.

Dr Loester alerta para os sintomas do câncer de próstata: 

•Micção mais frequente que o normal

•Dificuldades de micção (Para começar ou para interromper o fluxo de urina)

•Diminuição do jato de urina

•Dor ao urinar

•Presença de sangue na urina ou no sêmem.

Como prevenir o câncer de próstata:

•Manter uma alimentação saudável, uma dieta balanceada rica em alimentos não ultra processados, com frutas, legumes, verduras e grãos integrais, ajuda a reduzir o risco não só de câncer, mas também de várias outras doenças. 

•Praticar atividade física regularmente, apenas 30 minutos diários de atividade física já contribuem par ater mais saúde. 

•Parar de fumar 

•Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, o consumo excessivo de álcool também contribui para uma saúde mais frágil. Evite. 

 

Andréa de Barros 

Assessoria de Imprensa do Vereador